Aula 2

SUMÁRIO DA AULA

Os alunos debatem as implicações emocionais e éticas dos companheiros de IA. Trabalham em grupo para identificar riscos através de cenários de IA e elaboram, de forma criativa, o seu próprio Escudo Digital SMILE, com regras práticas de segurança e bem-estar.

MATERIAIS

• Documento Descarregável: Imagens e textos de observadores ativos;
• Quadro, projetor ou ecrã interativo;
• Fichas de papel para anotações individuais;
• Canetas e marcadores;
• Cartões com cenários de partilha (criados pelo professor).

Ligações e Materiais externos:

Padlet: https://padlet.com/

PREPARAÇÃO

 Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Rever as Imagens e textos de observadores ativos e selecionar exemplos adequados à turma.
• Preparar uma apresentação ou quadro digital para registar respostas.
• Organizar a sala em grupos pequenos ou pares para facilitar o debate.

PLANO DA AULA

1. Dar as boas-vindas e introduzir o tema da partilha de dados pessoais online;
2. Apresentar o conceito de oversharing e recolher exemplos de situações de partilha em excesso;
3. Mostrar o Documento Descarregável: Imagens e textos de observadores ativos;
4. Pedir aos alunos que observem cada exemplo e identifiquem quais as informações pessoais visíveis;
5. Discutir em grupo quais as consequências possíveis de partilhar esse tipo de informação;
6. Registar no quadro as ideias principais: o que é seguro partilhar e o que deve permanecer privado;
7. Concluir a atividade reforçando a importância do controlo e do consentimento na partilha online.

Orientações complementares

A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de diálogo que pode ter com os alunos em cada etapa desta aula:

Introdução (item 1 do passo-a-passo para os alunos)

Dê as boas-vindas à turma e introduza o tema com perguntas simples:

  • “Quem já partilhou uma foto ou informação online?”
  • “O que pode acontecer quando publicamos algo?”

Deixe os alunos responder livremente e aproveite para introduzir o termo oversharing — explicar que significa “partilhar demais”.

Diga algo como:

“Hoje vamos pensar no que acontece quando partilhamos informação online e como podemos proteger melhor os nossos dados.”

Primeira Parte (item 2 do passo-a-passo para os alunos)

Apresente o Documento Descarregável: Imagens e textos de observadores ativos.
Peça aos alunos que analisem cada imagem ou texto e respondam:

  • “Que tipo de informação pessoal está aqui visível?”
  • “Quem poderia ver isto online?”

Circule pela sala e estimule a discussão. Incentive os alunos a pensar em detalhes menos óbvios, como localizações, uniformes, placas, nomes, ou horários.

Após a observação, conduza uma conversa coletiva:

“Há alguma informação que partilharam sem perceber?”
“O que poderia acontecer se esta imagem fosse pública?”

Segunda Parte (item 3 do passo-a-passo para os alunos)

Divida a turma em grupos e entregue uma folha de papel a cada grupo.
Peça-lhes que façam duas colunas com os títulos Seguro partilhar e Melhor não partilhar.
Cada grupo deverá listar exemplos concretos para cada categoria.

Quando terminarem, junte as respostas no quadro e discuta o raciocínio por detrás de cada escolha.Realce que a segurança digital depende do contexto, consentimento e destinatário — nem tudo o que é partilhado com amigos deve ser público.

Conclua esta parte da aula pedindo aos alunos que completem a frase:

“Antes de publicar algo online, devo sempre…”

Peça voluntários para partilhar as suas respostas. Encerre destacando que o controlo digital começa com a reflexão antes da partilha.

Terceira Parte (item 4 do passo-a-passo para os alunos)

Apresente os cartões de cenários (ou use exemplos do Documento Descarregável). Peça a cada grupo que leia o seu cenário e discuta as opções possíveis:

  • “O que farias nesta situação?”
  • “Qual seria o risco?”
  • “Como poderias proteger-te?”

Incentive os alunos a pensarem nas consequências de curto e longo prazo (ex.: exposição, comentários, uso indevido de imagens).

Quarta Parte (item 5 do passo-a-passo para os alunos)

Oriente os grupos para prepararem uma dramatização curta mostrando duas versões:

  • uma decisão digital segura;
  • uma decisão arriscada.

Dê 10 minutos para preparar e 10 para apresentar. Após cada dramatização, conduza um breve debate:
“O que aprenderam com este cenário?”
“Como poderiam evitar o risco?

Conclusão e Guia de Boas Escolhas (item 6 e 7 do passo-a-passo para os alunos)

Peça aos alunos que completem a frase:

“Uma boa escolha digital é…”

Registe as respostas no quadro e use-as para construir o Guia de Boas Escolhas Digitais da turma. Finalize com uma mensagem de reforço:

“As tuas escolhas online constroem a tua identidade digital — usa esse poder de forma consciente.”

Outras Recomendações

  • Pode adaptar a análise das imagens à realidade da turma (ex.: redes sociais mais usadas).
  • Para turmas mais jovens, reduza o número de exemplos e use apenas imagens neutras.
  • Para alunos mais velhos, introduza o conceito de identidade digital e pegada digital permanente.
  • Articule a atividade com Cidadania e Desenvolvimento, nas áreas de “Segurança e Educação para os Media”
  • Pode articular esta atividade com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento ou Português (interpretação de texto e dramatização).
  • Para turmas mais avançadas, desafie os alunos a criar um vídeo curto de sensibilização sobre o tema.
  • Para alunos que precisem de apoio adicional, forneça exemplos de frases modelo e ajude a construir respostas em grupo.
  • Reforce que o objetivo é a autonomia digital e não o medo da tecnologia.
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