SUMÁRIO DA AULA
Os alunos debatem as implicações emocionais e éticas dos companheiros de IA. Trabalham em grupo para identificar riscos através de cenários de IA e elaboram, de forma criativa, o seu próprio Escudo Digital SMILE, com regras práticas de segurança e bem-estar.
MATERIAIS
• Documento Descarregável: Imagens e textos de observadores ativos;
• Quadro, projetor ou ecrã interativo;
• Fichas de papel para anotações individuais;
• Canetas e marcadores;
• Cartões com cenários de partilha (criados pelo professor).
Ligações e Materiais externos:
Padlet: https://padlet.com/
PREPARAÇÃO
• Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Rever as Imagens e textos de observadores ativos e selecionar exemplos adequados à turma.
• Preparar uma apresentação ou quadro digital para registar respostas.
• Organizar a sala em grupos pequenos ou pares para facilitar o debate.
PLANO DA AULA
1. Dar as boas-vindas e introduzir o tema da partilha de dados pessoais online;
2. Apresentar o conceito de oversharing e recolher exemplos de situações de partilha em excesso;
3. Mostrar o Documento Descarregável: Imagens e textos de observadores ativos;
4. Pedir aos alunos que observem cada exemplo e identifiquem quais as informações pessoais visíveis;
5. Discutir em grupo quais as consequências possíveis de partilhar esse tipo de informação;
6. Registar no quadro as ideias principais: o que é seguro partilhar e o que deve permanecer privado;
7. Concluir a atividade reforçando a importância do controlo e do consentimento na partilha online.
Orientações complementares
A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de diálogo que pode ter com os alunos em cada etapa desta aula:
Introdução (item 1 do passo-a-passo para os alunos)
Dê as boas-vindas à turma e introduza o tema com perguntas simples:
Deixe os alunos responder livremente e aproveite para introduzir o termo oversharing — explicar que significa “partilhar demais”.
Diga algo como:
“Hoje vamos pensar no que acontece quando partilhamos informação online e como podemos proteger melhor os nossos dados.”
Primeira Parte (item 2 do passo-a-passo para os alunos)
Apresente o Documento Descarregável: Imagens e textos de observadores ativos.
Peça aos alunos que analisem cada imagem ou texto e respondam:
Circule pela sala e estimule a discussão. Incentive os alunos a pensar em detalhes menos óbvios, como localizações, uniformes, placas, nomes, ou horários.
Após a observação, conduza uma conversa coletiva:
“Há alguma informação que partilharam sem perceber?”
“O que poderia acontecer se esta imagem fosse pública?”
Segunda Parte (item 3 do passo-a-passo para os alunos)
Divida a turma em grupos e entregue uma folha de papel a cada grupo.
Peça-lhes que façam duas colunas com os títulos Seguro partilhar e Melhor não partilhar.
Cada grupo deverá listar exemplos concretos para cada categoria.
Quando terminarem, junte as respostas no quadro e discuta o raciocínio por detrás de cada escolha.Realce que a segurança digital depende do contexto, consentimento e destinatário — nem tudo o que é partilhado com amigos deve ser público.
Conclua esta parte da aula pedindo aos alunos que completem a frase:
“Antes de publicar algo online, devo sempre…”
Peça voluntários para partilhar as suas respostas. Encerre destacando que o controlo digital começa com a reflexão antes da partilha.
Terceira Parte (item 4 do passo-a-passo para os alunos)
Apresente os cartões de cenários (ou use exemplos do Documento Descarregável). Peça a cada grupo que leia o seu cenário e discuta as opções possíveis:
Incentive os alunos a pensarem nas consequências de curto e longo prazo (ex.: exposição, comentários, uso indevido de imagens).
Quarta Parte (item 5 do passo-a-passo para os alunos)
Oriente os grupos para prepararem uma dramatização curta mostrando duas versões:
Dê 10 minutos para preparar e 10 para apresentar. Após cada dramatização, conduza um breve debate:
“O que aprenderam com este cenário?”
“Como poderiam evitar o risco?
Conclusão e Guia de Boas Escolhas (item 6 e 7 do passo-a-passo para os alunos)
Peça aos alunos que completem a frase:
“Uma boa escolha digital é…”
Registe as respostas no quadro e use-as para construir o Guia de Boas Escolhas Digitais da turma. Finalize com uma mensagem de reforço:
“As tuas escolhas online constroem a tua identidade digital — usa esse poder de forma consciente.”
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