Esta atividade ajuda os alunos a explorar a forma como os seus dados pessoais são recolhidos online e permite-lhes adotar medidas ativas para gerir a sua privacidade e as definições digitais.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na Framework de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e na Framework de Competências Críticas do Século XXI.

SUMÁRIO DA AULA
Aula 1: Os alunos investigam o conceito de oversharing e compreendem como a informação pessoal circula online. Através de exemplos e atividades práticas, aprendem a identificar dados privados e refletir sobre o impacto da partilha em excesso. Os alunos analisam diferentes cenários de partilha, exploram as consequências das suas decisões e constroem estratégias para gerir os seus próprios dados online de forma mais segura e consciente.
Aula 2: Os alunos debatem as implicações emocionais e éticas dos companheiros de IA. Trabalham em grupo para identificar riscos através de cenários de IA e elaboram, de forma criativa, o seu próprio Escudo Digital SMILE, com regras práticas de segurança e bem-estar.
Guia para Professores – Limites e Escolhas da Partilha Digital (PDF) – Em breve

LINKS ÚTEIS
De forma a complementar os tópicos abordados neste Tema, disponibilizamos um conjunto de links abaixo (por exemplo, websites informativos, vídeos explicativos), sendo, no entanto, o conteúdo destes links e websites pertença dos proprietários dos mesmos.