Introdução

Esta atividade ajuda os alunos a explorar a forma como os seus dados pessoais são recolhidos online e permite-lhes adotar medidas ativas para gerir a sua privacidade e as definições digitais.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na Framework de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e na Framework de Competências Críticas do Século XXI.

  • Identificar limites pessoais e boas práticas de partilha online;
  • Saber pedir e dar autorização antes de publicar conteúdos;
  • Criar o teu próprio Acordo de Partilha Responsável;
  • Desenvolver empatia e respeito nas interações digitais;
  • Compreender o que é partilhar em excesso (oversharing) e as suas consequências;
  • Identificar informações pessoais e saber protegê-las;
  • Desenvolver boas práticas de segurança e privacidade online;
  • Analisar situações reais de partilha digital e os seus impactos;
  • Tomar decisões conscientes sobre o que e como partilhar.

SUMÁRIO DA AULA

Aula 1: Os alunos investigam o conceito de oversharing e compreendem como a informação pessoal circula online. Através de exemplos e atividades práticas, aprendem a identificar dados privados e refletir sobre o impacto da partilha em excesso. Os alunos analisam diferentes cenários de partilha, exploram as consequências das suas decisões e constroem estratégias para gerir os seus próprios dados online de forma mais segura e consciente.

Aula 2: Os alunos debatem as implicações emocionais e éticas dos companheiros de IA. Trabalham em grupo para identificar riscos através de cenários de IA e elaboram, de forma criativa, o seu próprio Escudo Digital SMILE, com regras práticas de segurança e bem-estar.

Guia para Professores – Limites e Escolhas da Partilha Digital (PDF)Em breve

LINKS ÚTEIS

De forma a complementar os tópicos abordados neste Tema, disponibilizamos um conjunto de links abaixo (por exemplo, websites informativos, vídeos explicativos), sendo, no entanto, o conteúdo destes links e websites pertença dos proprietários dos mesmos.

  • UNICEF (2024) – Digital Literacy and Privacy for Teens
  • Center for Humane Technology (2023) – The Social Dilemma Resources
  • Ofcom (2025) – Teens and Online Privacy Report
  • EU Kids Online (2024) – Understanding Online Sharing Among Young People
Scroll to Top