1. Olá novamente! Hoje vamos investigar o que acontece quando partilhamos informação online — e perceber que, muitas vezes, partilhamos mais do que imaginamos.

O que é partilhar em excesso?
2. Pensa:
O professor vai mostrar-te algumas imagens e publicações de exemplo.
Observa com atenção e responde:

O desafio da partilha
3. Em grupos, vais criar duas listas:
Pensa em exemplos do dia a dia — fotografias, localização, opiniões, vídeos, mensagens…
Discute com o grupo e justifica cada decisão.
Depois, o professor vai recolher as respostas e criar uma lista coletiva no quadro.
Consegues identificar o que todas as respostas seguras têm em comum?
Para uma reflexão sobre esta etapa, completa a frase:
“Antes de publicar algo online, devo sempre…”
Partilha a tua ideia com a turma.
Lembra-te: proteger os teus dados é proteger a tua história.

As tuas escolhas contam
4. O professor vai relembrar as ideias da aula anterior.
Depois, vais receber cartões com cenários reais — situações de partilha que podem ser seguras ou arriscadas.
Lê o cenário e discute com o grupo:

A dramatização digital
5. Cada grupo vai preparar uma pequena dramatização para mostrar duas versões:
1️⃣ Uma decisão digital arriscada.
2️⃣ Uma decisão digital segura.
Podes usar exemplos de redes sociais, mensagens ou jogos.
Após cada apresentação, o grupo explica o que aprendeu e o que mudaria.

Criar o teu guia de boas escolhas digitais
6. Com a ajuda do professor, a turma vai reunir as ideias e criar um Guia de Boas Escolhas Digitais.
Cada aluno deve contribuir com uma regra, como:

Conclusão
7. Termina escrevendo a tua própria frase:
“Uma boa escolha digital é…”
Partilha com o grupo e ouve as respostas dos colegas. Juntos, vão perceber que o controlo digital começa em cada decisão que tomas.