Aula 1

SUMÁRIO DA AULA

Os alunos investigam o conceito de oversharing e compreendem como a informação pessoal circula online. Através de exemplos e atividades práticas, aprendem a identificar dados privados e refletir sobre o impacto da partilha em excesso. Os alunos analisam diferentes cenários de partilha, exploram as consequências das suas decisões e constroem estratégias para gerir os seus próprios dados online de forma mais segura e consciente.

MATERIAIS

• Documento Descarregável: Citação UNICEF;
• Documento Descarregável: Exemplos de iniciadores de frases e cláusulas;
• Documento Descarregável: Acordo de partilha em redes sociais;
• Quadro ou ecrã interativo;
• Cartões com exemplos de situações (criados pelo professor);
• Papel e canetas, marcadores e post-its;
• Papel A3 ou cartolina.

Ligações e Materiais externos:

Padlet: https://padlet.com/

PREPARAÇÃO

 Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Rever os anexos e selecionar os exemplos adequados à idade da turma;
• Preparar o Documento Descarregável: Citação UNICEF para introdução ao tema;
• Organizar a sala em estações de trabalho (S, M, I, L, E) com espaço para rotação de grupos;
• Organizar a sala em grupos pequenos ou pares;
• Rever os resultados da Aula 1 para relembrar o conceito de consentimento;
• Imprimir o Acordo de partilha em redes sociais (um por grupo);
• Organizar a sala para trabalho em grupos de 3 a 4 alunos.

PLANO DA AULA

1. Dar as boas-vindas e introduzir o tema da partilha responsável;
2. Apresentar a Citação UNICEF sobre respeito, empatia e dignidade digital;
3. Conduzir uma breve discussão sobre o que significa “consentimento online”;
4. Mostrar exemplos de partilhas (reais ou fictícias) e pedir aos alunos que identifiquem as informações relevantes;
5. Registar no quadro os riscos e benefícios identificados;
6. Introduzir o conceito de limites digitais e reforçar a importância do respeito mútuo;
7. Apresentar o Documento Descarregável: Acordo de partilha em redes sociais.
8. Explicar que o objetivo é criar um conjunto de regras para partilhar conteúdo de forma segura e respeitosa.
9. Distribuir também o Documento Descarregável: Exemplos de iniciadores de frases e cláusulas, que pode ajudar a redigir o texto;
10. Cada grupo elabora o seu próprio acordo, identificando limites pessoais, formas de pedir consentimento e consequências para violações desses limites;
11. No final, os grupos apresentam o seu acordo à turma;
12. Juntos, constroem um “Acordo Digital da Turma” com os princípios comuns.

Orientações complementares

A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de fala que podes ter com os alunos em cada etapa desta aula:

Introdução (item 1 e 2 do passo-a-passo para os alunos)

Cumprimente a turma e inicie uma conversa aberta:

“Quem já tirou uma foto com amigos e quis publicar? Pediram permissão a todos antes de a partilhar?”

Apresente a Citação UNICEF e leia-a em voz alta, convidando os alunos a refletir sobre o que ela significa. Diga algo como:

“O respeito e o consentimento online são formas de proteger não só a privacidade, mas também as emoções das pessoas.”

Primeira Parte  (item 3 do passo-a-passo para os alunos)

Apresente uma série de exemplos (usando o quadro ou ecrã): publicações, comentários ou imagens que revelam informações pessoais. Pergunte:

  • “O que acontece quando partilhamos algo sem pedir permissão?”
  • “Como é que o outro pode sentir-se?”

Distribua o Documento Descarregável: Exemplos de iniciadores de frases e cláusulas.
Peça que os alunos usem estas expressões para criar frases que promovam o respeito digital — por exemplo:

“Posso partilhar esta foto?”
“Prefiro que não publiques essa imagem.”

Segunda Parte  (item 4 do passo-a-passo para os alunos)

Divida os alunos em grupos e entregue-lhes um pequeno cenário de partilha (ex.: “um amigo publicou uma foto tua sem avisar”). Peça a cada grupo que escreva duas versões da história:

  • sem consentimento;
  • com consentimento respeitoso.

Dê 10 minutos para discussão e mais 10 para partilhar os resultados.
Depois de cada apresentação, questione:

“Qual versão vos pareceu mais justa? Porquê?”

Finalize esta parte com uma reflexão coletiva.
Peça aos alunos que completem a frase:

“Dar consentimento digital significa…”
Reforce que o consentimento é uma escolha contínua — pode ser dado, retirado e deve ser respeitado.

Terceira Parte  (item 5 do passo-a-passo para os alunos)

Distribua o modelo de acordo e oriente a atividade:
“Em grupos, discutam o que acham justo e seguro partilhar online. Que regras gostariam que todos seguissem?”

Circule pela sala e ajude os grupos a elaborar frases equilibradas e positivas.
Lembre que o objetivo não é criar proibições, mas promover escolhas conscientes.

Quarta Parte  (item 6 do passo-a-passo para os alunos)

Após 20 minutos de trabalho, cada grupo apresenta o seu acordo. Projete ou leia as propostas e vá destacando pontos em comum. Conduza a construção coletiva do Acordo Digital da Turma, anotando no quadro as regras mais votadas.

Finalize com um pequeno momento de compromisso:

“Ao seguirmos este acordo, estamos a tornar o nosso espaço digital mais respeitador e seguro.”

Conclusão  (item 7 do passo-a-passo para os alunos)

Peça aos alunos que escrevam individualmente uma frase final:

“Uma boa partilha digital é aquela que…”

Cole ou projete as frases para criar um mural digital ou físico.
Agradeça a participação e sublinhe a importância de levar estas práticas para fora da escola.

Outras recomendações

Para alunos mais jovens, use exemplos visuais simples (como partilha de selfies ou mensagens).

Para turmas avançadas, relacione o tema com direitos digitais e legislação de privacidade.

É possível articular esta aula com Cidadania e Desenvolvimento (tema: Direitos Humanos e Responsabilidade Online).

Incentive os alunos a refletirem sobre como podem aplicar estes princípios fora da sala de aula.

Pode articular esta aula com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento ou Português (escrita colaborativa e ética digital).

Para turmas avançadas, explore o tema do consentimento em contexto de IA (por exemplo, dados usados por algoritmos).

Para alunos que necessitem de apoio adicional, disponibilize frases modelo e ofereça tempo extra para escrita.

Considere apresentar o Acordo Digital da Turma numa exposição ou mural da escola.

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