Aula 1

1. Bem-vindos! Hoje vamos falar sobre partilhar — mas não qualquer tipo de partilha: a que envolve respeito, escolha e consentimento.

Vamos a isso?

Para começar, pensa e responde com gestos:
👍 Já alguma vez pediste permissão a alguém antes de publicar uma foto com essa pessoa?
👎 Ou já publicaste sem pensar se o outro se importava?

Pensar antes de partilhar

2. O professor vai mostrar-te uma citação da UNICEF sobre respeito e empatia digital.
Lê com atenção e pensa: o que significa “respeitar a dignidade das pessoas online”?

Agora observa algumas imagens e publicações de exemplo.

Tenta responder:

  • Que tipo de informação está a ser mostrada?
  • Quem mais pode ver isto online?
  • Alguém pediu permissão para partilhar?

Como pedir e dar consentimento

3. Em grupo, vais receber frases e expressões úteis para falar sobre partilhas digitais.
Usa-as para criar frases de respeito, como:

  • “Posso partilhar esta foto?”
  • “Prefiro que não publiques essa imagem.”
  • “Queres que eu te identifique na publicação?”

Depois, em pares, discute diferentes situações e tenta perceber quando e como pedir autorização.

Duas versões da mesma história

4. Em grupo, vais receber um pequeno cenário. Escreve duas versões:

  • sem pedir consentimento;
  • com consentimento respeitoso.

Apresenta as duas versões à turma e explica qual te pareceu mais justa.

Ao concluir esta etapa, completa esta frase:
“Dar consentimento digital significa…”

Partilha a tua resposta com o grupo.

Lembra-te: o consentimento pode ser dado ou retirado — e deve ser sempre respeitado.

Criar um Acordo de Partilha em Redes Sociais

5. O professor vai partilhar contigo um modelo chamado Acordo de Partilha em Redes Sociais.
Em grupo, vais discutir o que consideras justo e seguro partilhar.

Pensa em perguntas como:

  • O que é aceitável publicar sobre mim e sobre os outros?
  • O que é que nunca deve ser partilhado sem permissão?
  • Como posso avisar alguém se não me sentir confortável com uma publicação?

Usa os exemplos de frases e expressões para escrever as tuas próprias regras.

Criar o Acordo da Turma

6. Cada grupo vai apresentar o seu acordo à turma.

Depois, todos juntos, vão construir o Acordo Digital da Turma, com as regras que todos consideram importantes.

Este acordo deve refletir valores como:

  • Respeito
  • Empatia
  • Privacidade
  • Escolha
  • Responsabilidade

Conclusão

7. Para terminar, escreve uma frase que resuma o que aprendeste:

“Uma boa partilha digital é aquela que…”

Podes afixar a tua frase num mural da escola ou partilhá-la com o grupo.
Lembra-te: o respeito e o consentimento são as melhores ferramentas para uma Internet mais segura.

Scroll to Top