SUMÁRIO DA AULA
Os alunos compreendem como as aplicações e plataformas recolhem e utilizam dados pessoais e identificam ações concretas para melhorar a privacidade digital pessoal.
MATERIAIS
• Documento Descarregável: Imagens e textos de observadores ativos;
• Quadro, projetor ou ecrã interativo;
• Fichas de papel para anotações individuais;
• Canetas e marcadores.
Ligações e Materiais externos:
Padlet: https://padlet.com/
PREPARAÇÃO
• Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Rever as Imagens e textos de observadores ativos e selecionar exemplos adequados à turma.
• Preparar uma apresentação ou quadro digital para registar respostas.
• Organizar a sala em grupos pequenos ou pares para facilitar o debate.
PLANO DA AULA
1. Dar as boas-vindas e introduzir o tema da partilha de dados pessoais online;
2. Apresentar o conceito de oversharing e recolher exemplos de situações de partilha em excesso;
3. Mostrar o Documento Descarregável: Imagens e textos de observadores ativos;
4. Pedir aos alunos que observem cada exemplo e identifiquem quais as informações pessoais são dados fornecidos e dados inferidos;
5. Discutir em grupo quais as consequências possíveis de partilhar esse tipo de informação.
Orientações complementares
A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de diálogo que pode ter com os alunos em cada etapa desta aula:
Introdução (item 1 do passo-a-passo para os alunos)
Cumprimente a turma e inicie uma conversa aberta:
“Quem é que aqui lê realmente os Termos e Condições antes de tocar em Aceitar?”
Conte e escreva/mostre todos os polegares no quadro/diapositivo para os alunos visualizarem.
Debate sobre a perceção de controlo (item 2 do passo-a-passo para os alunos)
Inicie com a pergunta: “Porque é que acham que muitos jovens sentem que têm pouco controlo sobre os seus dados?”. Em seguida apresente a proposta da atividade.
Peça a alguns alunos que deem exemplos. Se não for dado nenhum, pode referir-se a: nomes de utilizador, termos de pesquisa, músicas que pesquisam, onde estão localizados, durante quanto tempo veem um vídeo ou as ligações em que clicam, bem como muitas outras coisas.
Passe um ou dois minutos com os alunos a partilhar as suas ideias e promova um breve debate a partir das partilhas dos alunos.
Pode concluir esta etapa com a seguinte informação: “Num estudo realizado em 2023 por uma grande empresa de investigação, verificou-se que 3 em cada 5 adolescentes, ou seja, 60% de vocês, se sentem impotentes. No entanto, como iremos discutir hoje, temos direitos, incluindo os direitos digitais.”
Observador ativo (item 3 do passo-a-passo para os alunos)
Desenvolva a atividade conforme o passo-a-passo. Para que os alunos possam analisar os contextos de dados, partilhe no ecrã, o documento Imagens e textos de observadores ativos, que contém as seguintes imagens:
Pode fazer a seguinte pergunta após a leitura do parágrafo referente ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD): “Pergunta rápida! Como é que se chamam esses três poderes?” Deixe que os alunos digam ACEDER, APAGAR e MOVER.
Pode concluir esta etapa com a seguinte mensagem: “Muito bem. Pode ser complicado e nem sempre é claro o que estamos a fornecer face ao que a aplicação ou o site está a decidir sobre isso. Não há respostas certas ou erradas, mas agora sabemos que há muitas formas de os sites criarem uma imagem de nós. Todas estas ações, e muitas outras, contribuem para o vosso bloco de notas.”
Conclusão (item 4 do passo-a-passo para os alunos)
Peça a 2 ou 3 voluntários que partilhem a sua escolha.
Opcional: Cada aluno escreve o seu compromisso numa nota autocolante e coloca-a na parede à frente da turma/numa “nota autocolante” no quadro Padlet, na caixa do Observador, à porta. Uma ação de acompanhamento pode ser a respetiva revisão num momento futuro.
Outras recomendações
Para os alunos mais avançados, pode introduzir o conceito de “sombras digitais” ou explorar os corretores de dados.
Para os alunos que necessitem de apoio, utilize exemplos específicos de permissões de aplicações e forneça uma linguagem simplificada.
Um complemento opcional poderia ser a criação de um mural na sala de aula com cartazes de compromissos e direitos digitais.