SUMÁRIO DA AULA
Os alunos debatem as implicações emocionais e éticas dos companheiros de IA.
Trabalham em grupo para identificar riscos através de cenários de IA e elaboram, de forma criativa, o seu próprio Escudo Digital SMILE, com regras práticas de segurança e bem-estar.
MATERIAIS
• Documento Descarregável: Cenários de Risco da IA;
• Documento Descarregável: Imagens e Símbolos para Pósteres (SMILE);
• Quadro ou ecrã para notas coletivas;
• Canetas, marcadores, folhas A3;
• Tesoura e cola (para montagem dos pósteres).
Ligações e Materiais externos:
Padlet: https://padlet.com/
PREPARAÇÃO
• Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Rever o passo-a-passo para os professores;
• Preparar imagens de aplicações de companheiros de IA reais (ex.: Replika, Character.AI);
• Imprimir o conjunto de Imagens e Símbolos para Pósteres (SMILE);
• Organizar a sala em estações de trabalho (S, M, I, L, E) com espaço para rotação de grupos;
• Preparar uma introdução sobre o impacto emocional e a privacidade nas relações com IA.
PLANO DA AULA
1. Dê as boas-vindas e recorde brevemente as principais aprendizagens da aula anterior;
2. Explique que hoje vão explorar os riscos e os limites destas interações e aprender a proteger o bem-estar emocional online;
3. Divida a turma em grupos e distribua o Documento Descarregável: Cenários de Risco da IA;
4. Promova um momento de reflexão;
5. Explique que SMILE representa os pilares da segurança e bem-estar digital;
6. Organize cinco estações (S, M, I, L, E);
7. Finalize com reflexão coletiva.
Orientações complementares
A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de diálogo que pode ter com os alunos em cada etapa desta aula:
Introdução (item 1 do passo-a-passo para os alunos)
Inicie a aula recapitulando brevemente a da aula anterior:
Introduza a questão central da aula:
“Hoje vamos pensar no outro lado da moeda: o que pode correr mal quando uma app começa a parecer o ‘melhor amigo’ de alguém?”
Peça aos alunos que, sugiram riscos possíveis. Vá anotando as ideias principais.
Partilhe alguns exemplos de aplicações de companheiros de IA reais (ex.: Replika, Character.AI). Mostre imagens ou descrições curtas e pergunte:
“Acham que seria fácil criar uma ligação com um chatbot assim?”
Mantenha a conversa leve e curiosa, evitando juízos de valor.
Primeira Parte (item 2 do passo-a-passo para os alunos)
Distribua um Cenário de Risco por grupo. Explique a tarefa:
“Em grupo, leiam com atenção a história que receberam e depois conversem sobre três perguntas:
Peça que registem palavras-chave (não precisam de escrever textos longos). Circule entre os grupos, ajudando-os a identificar riscos como:
Depois de algum tempo, peça a cada grupo que escolha um porta-voz para apresentar as conclusões de forma breve.
Segunda Parte (item 3 do passo-a-passo para os alunos)
À medida que os grupos partilham, construa no quadro uma lista de riscos principais. Pode organizá-los, por exemplo, assim:
Depois, faça perguntas de reflexão pessoal:
Use as respostas para mostrar que é normal “escorregar” no tempo, mas que é importante reconhecer sinais de alerta.
Terceira Parte (item 4 do passo-a-passo para os alunos)
Explique que agora vão transformar a lista de riscos em regras de proteção usando o modelo SMILE. Apresente cada letra:
Distribua o Documento com Imagens e Símbolos SMILE ou prepare 5 estações, uma para cada letra.
Instruções:
“Em pares, vão rodar pelas 5 estações S-M-I-L-E. Em cada uma, vão encontrar um pequeno cenário ou situação relacionada com companheiros de IA. Leiam e escrevam uma regra de segurança digital para essa letra.”
Exemplos de regras que podem surgir:
No final, peça à turma que vote nas duas regras mais importantes em cada letra, ou, em alternativa, que destaquem as que consideram essenciais para a idade deles. Depois, peça a cada aluno:
Conclusão (item 5 do passo-a-passo para os alunos)
Feche a sessão com uma partilha coletiva e agradeça o envolvimento.
Sugira uma continuação: cada aluno pode criar um mini-cartaz ou partilha online com uma regra SMILE.
Pode terminar com frases-chave como:
“A tecnologia pode ajudar, mas não substitui pessoas reais.”
“Se um bot disser algo estranho, assustador ou que vos faça sentir desconfortáveis, é sinal para parar e falar com um adulto de confiança.”
Outras recomendações
Para alunos mais novos, reduza o número de cenários e simplifique a linguagem.
Para turmas avançadas, introduza tópicos sobre ética da IA e proteção de dados.
Pode articular com Cidadania e Desenvolvimento, nas áreas “Bem-estar, saúde e literacia digital”.
Avaliação opcional: criação de um “Contrato de Utilização Consciente da IA”