Aula 2

SUMÁRIO DA AULA

Os alunos debatem as implicações emocionais e éticas dos companheiros de IA.
Trabalham em grupo para identificar riscos através de cenários de IA e elaboram, de forma criativa, o seu próprio Escudo Digital SMILE, com regras práticas de segurança e bem-estar.

MATERIAIS

• Documento Descarregável: Cenários de Risco da IA;
• Documento Descarregável: Imagens e Símbolos para Pósteres (SMILE);
• Quadro ou ecrã para notas coletivas;
• Canetas, marcadores, folhas A3;
• Tesoura e cola (para montagem dos pósteres).

Ligações e Materiais externos:

Padlet: https://padlet.com/

PREPARAÇÃO

 Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Rever o passo-a-passo para os professores;
• Preparar imagens de aplicações de companheiros de IA reais (ex.: Replika, Character.AI);
• Imprimir o conjunto de Imagens e Símbolos para Pósteres (SMILE);
• Organizar a sala em estações de trabalho (S, M, I, L, E) com espaço para rotação de grupos;
• Preparar uma introdução sobre o impacto emocional e a privacidade nas relações com IA.

PLANO DA AULA

1. Dê as boas-vindas e recorde brevemente as principais aprendizagens da aula anterior;
2. Explique que hoje vão explorar os riscos e os limites destas interações e aprender a proteger o bem-estar emocional online;
3. Divida a turma em grupos e distribua o Documento Descarregável: Cenários de Risco da IA;
4. Promova um momento de reflexão;
5. Explique que SMILE representa os pilares da segurança e bem-estar digital;
6. Organize cinco estações (S, M, I, L, E);
7. Finalize com reflexão coletiva.

Orientações complementares

A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de diálogo que pode ter com os alunos em cada etapa desta aula:

Introdução (item 1 do passo-a-passo para os alunos)

Inicie a aula recapitulando brevemente a da aula anterior:

  • “O que é um Companheiro de IA?”
  • “Por que é que algumas pessoas gostam de usar este tipo de app?”

Introduza a questão central da aula:

“Hoje vamos pensar no outro lado da moeda: o que pode correr mal quando uma app começa a parecer o ‘melhor amigo’ de alguém?”

Peça aos alunos que, sugiram riscos possíveis. Vá anotando as ideias principais.

Partilhe alguns exemplos de aplicações de companheiros de IA reais (ex.: Replika, Character.AI). Mostre imagens ou descrições curtas e pergunte:

“Acham que seria fácil criar uma ligação com um chatbot assim?”

Mantenha a conversa leve e curiosa, evitando juízos de valor.

Primeira Parte  (item 2 do passo-a-passo para os alunos)

Distribua um Cenário de Risco por grupo. Explique a tarefa:

“Em grupo, leiam com atenção a história que receberam e depois conversem sobre três perguntas:

  1. Que riscos existem nesta história?
  2. Como se sente a pessoa envolvida?
  3. Que conselho dariam a esta pessoa?”

Peça que registem palavras-chave (não precisam de escrever textos longos). Circule entre os grupos, ajudando-os a identificar riscos como:

  • Partilha de fotos, morada, segredos ou dados sensíveis;
  • Chat prolongado noite dentro, sem pausas;
  • A IA a reforçar ideias negativas (“ninguém te entende”, “só eu estou aqui para ti”);
  • A pessoa a afastar-se de amigos/família;
  • A app a sugerir comportamentos de risco.

Depois de algum tempo, peça a cada grupo que escolha um porta-voz para apresentar as conclusões de forma breve.

Segunda Parte (item 3 do passo-a-passo para os alunos)

À medida que os grupos partilham, construa no quadro uma lista de riscos principais. Pode organizá-los, por exemplo, assim:

  • Vício / uso excessivo
  • Maus conselhos / informações erradas
  • Falta de privacidade / recolha de dados
  • Conteúdo inapropriado
  • Isolamento social / afastamento de pessoas reais
  • Ajuda falsa / não substitui apoio profissional

Depois, faça perguntas de reflexão pessoal:

  • “Já alguma vez sentiram que passaram tempo demais online ou a falar com uma app?”
  • “Como é que o vosso corpo ou mente vos avisam de que precisam de parar?”
    (Cansaço, dores de cabeça, sono trocado, irritabilidade, ansiedade…)

Use as respostas para mostrar que é normal “escorregar” no tempo, mas que é importante reconhecer sinais de alerta.

Terceira Parte (item 4 do passo-a-passo para os alunos)

Explique que agora vão transformar a lista de riscos em regras de proteção usando o modelo SMILE. Apresente cada letra:

  • S – Segurança: proteger dados pessoais, fotos, localização, segredos.
  • M – Monitorização: observar quanto tempo passam ligados e fazer pausas.
  • I – Identidade: lembrar que a IA não define quem são nem o seu valor.
  • L – Literacia: pensar criticamente sobre o que a IA diz – pode não estar certa.
  • E – Empatia: cuidar de si e dos outros, lembrar que as pessoas reais têm sentimentos.

Distribua o Documento com Imagens e Símbolos SMILE ou prepare 5 estações, uma para cada letra.

Instruções:

“Em pares, vão rodar pelas 5 estações S-M-I-L-E. Em cada uma, vão encontrar um pequeno cenário ou situação relacionada com companheiros de IA. Leiam e escrevam uma regra de segurança digital para essa letra.”

Exemplos de regras que podem surgir:

  • S: “Nunca partilhar morada, escola, fotos íntimas ou segredos profundos com IA.”
  • M: “Parar de conversar com a IA se já estiver há mais de X minutos seguidos.”
  • I: “Lembrar que uma resposta simpática da IA não prova que sou melhor ou pior – é só um programa.”
  • L: “Sempre que a IA sugerir algo sério, questionar e, se necessário, confirmar com um adulto.”
  • E: “Se um amigo estiver a depender demasiado da IA, falar com ele e encorajá-lo a procurar pessoas reais.”

No final, peça à turma que vote nas duas regras mais importantes em cada letra, ou, em alternativa, que destaquem as que consideram essenciais para a idade deles. Depois, peça a cada aluno:

  • Que escolha 3 regras que se compromete a tentar seguir;
  • Que escreva uma forma concreta de apoiar um amigo que exagere no uso de IA (por exemplo: ouvir sem julgar, sugerir uma pausa, falar com um adulto se estiver preocupado).

Conclusão  (item 5 do passo-a-passo para os alunos)

Feche a sessão com uma partilha coletiva e agradeça o envolvimento.
Sugira uma continuação: cada aluno pode criar um mini-cartaz ou partilha online com uma regra SMILE.

Pode terminar com frases-chave como:

“A tecnologia pode ajudar, mas não substitui pessoas reais.”
“Se um bot disser algo estranho, assustador ou que vos faça sentir desconfortáveis, é sinal para parar e falar com um adulto de confiança.”

Outras recomendações

Para alunos mais novos, reduza o número de cenários e simplifique a linguagem.

Para turmas avançadas, introduza tópicos sobre ética da IA e proteção de dados.

Pode articular com Cidadania e Desenvolvimento, nas áreas “Bem-estar, saúde e literacia digital”.

Avaliação opcional: criação de um “Contrato de Utilização Consciente da IA”

Scroll to Top