SUMÁRIO DA AULA
Nesta sessão, os alunos debatem o papel dos companheiros de IA na sociedade atual, refletindo sobre os seus benefícios e riscos. A atividade culmina com o preenchimento da Ficha de Reflexões sobre Companheiros de IA, que estimula uma análise pessoal e ética do uso destas ferramentas.
MATERIAIS
• Documento Descarregável: Reflexões sobre os Companheiros de IA;
• Quadro, canetas e marcadores;
• Computador ou projetor (opcional);
• Folhas A4 para registo das respostas e partilhas;
Ligações e Materiais externos:
Padlet: https://padlet.com/
PREPARAÇÃO
• Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Rever o passo-a-passo para os professores.
• Imprimir um exemplar do Documento Descarregável: Reflexões sobre os Companheiros de IA para cada aluno.
• Preparar exemplos de aplicações conhecidas (ex.: Replika, Character.AI, Woebot).
• Organizar a sala em pares ou pequenos grupos para debate.
PLANO DA AULA
1. Cumprimente a turma e introduza o tema com uma pergunta;
2. Divida a turma em grupos e oriente a criação de duas colunas: Amigo Humano | Amigo de IA;
3. Distribua o Documento Descarregável: Reflexões sobre os Companheiros de IA;
4. Encerre com uma breve reflexão coletiva;
Orientações complementares
A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de diálogo que pode ter com os alunos em cada etapa desta aula:
Introdução (item 1 do passo-a-passo para os alunos)
Durante a introdução, use exemplos reais para despertar curiosidade (ex.: “Sabiam que existem apps que enviam mensagens diárias para perguntar como estamos?”).
Evite termos técnicos e promova uma discussão leve e aberta.
Primeira Parte (item 2 do passo-a-passo para os alunos)
Durante o debate, ajude os alunos a perceber que a IA pode simular emoções, mas não as sente.
Pode complementar com perguntas como:
“Se uma IA disser que tem saudades tuas, isso significa que sente saudades?”
Destaque o valor da empatia humana, autenticidade e contacto real.
Segunda Parte (item 3 do passo-a-passo para os alunos)
Enquanto os alunos preenchem a ficha, circule pela sala, garantindo que compreendem as perguntas.
Evite correções — o objetivo é reflexão pessoal.
Após o preenchimento, promova uma partilha em grupo focada no respeito e escuta ativa.
Conclusão (item 4 do passo-a-passo para os alunos)
Encerre com a frase:
“A tecnologia é feita para apoiar, não para substituir o que é humano.”
Sugira que levem o debate para casa:
“Conversem com alguém sobre o que acharam mais curioso ou assustador nesta aula.”
Outras Recomendações