Aula 1

SUMÁRIO DA AULA

Nesta sessão, os alunos debatem o papel dos companheiros de IA na sociedade atual, refletindo sobre os seus benefícios e riscos. A atividade culmina com o preenchimento da Ficha de Reflexões sobre Companheiros de IA, que estimula uma análise pessoal e ética do uso destas ferramentas.

MATERIAIS

• Documento Descarregável: Reflexões sobre os Companheiros de IA;
• Quadro, canetas e marcadores;
• Computador ou projetor (opcional);
• Folhas A4 para registo das respostas e partilhas;

Ligações e Materiais externos:

Padlet: https://padlet.com/

PREPARAÇÃO

 Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Rever o passo-a-passo para os professores.
• Imprimir um exemplar do Documento Descarregável: Reflexões sobre os Companheiros de IA para cada aluno.
• Preparar exemplos de aplicações conhecidas (ex.: Replika, Character.AI, Woebot).
• Organizar a sala em pares ou pequenos grupos para debate.

PLANO DA AULA

1. Cumprimente a turma e introduza o tema com uma pergunta;
2. Divida a turma em grupos e oriente a criação de duas colunas: Amigo Humano | Amigo de IA;
3. Distribua o Documento Descarregável: Reflexões sobre os Companheiros de IA;
4. Encerre com uma breve reflexão coletiva;

Orientações complementares

A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de diálogo que pode ter com os alunos em cada etapa desta aula:

Introdução (item 1 do passo-a-passo para os alunos)

Durante a introdução, use exemplos reais para despertar curiosidade (ex.: “Sabiam que existem apps que enviam mensagens diárias para perguntar como estamos?”).

Evite termos técnicos e promova uma discussão leve e aberta.

Primeira Parte (item 2 do passo-a-passo para os alunos)

Durante o debate, ajude os alunos a perceber que a IA pode simular emoções, mas não as sente.

Pode complementar com perguntas como:

“Se uma IA disser que tem saudades tuas, isso significa que sente saudades?”

Destaque o valor da empatia humana, autenticidade e contacto real.

Segunda Parte (item 3 do passo-a-passo para os alunos)

Enquanto os alunos preenchem a ficha, circule pela sala, garantindo que compreendem as perguntas.

Evite correções — o objetivo é reflexão pessoal.

Após o preenchimento, promova uma partilha em grupo focada no respeito e escuta ativa.

Conclusão  (item 4 do passo-a-passo para os alunos)

Encerre com a frase:

“A tecnologia é feita para apoiar, não para substituir o que é humano.”

Sugira que levem o debate para casa:

“Conversem com alguém sobre o que acharam mais curioso ou assustador nesta aula.”

Outras Recomendações

  • Para turmas mais jovens, limite o debate a conceitos simples como “amizade”, “confiança” e “emoções”.
  • Para alunos mais velhos, introduza tópicos éticos (ex.: dependência emocional, consentimento digital, dados sensíveis).
  • Pode articular esta aula com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no domínio Educação para os Media e Bem-estar Digital.
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