1. Olá! 👋
Quantos de vocês já falaram com a Siri, Alexa ou algum chatbot online?
Estas ferramentas são exemplos de IA que conversa connosco.
Nesta aula vamos explorar um novo tipo de IA: os companheiros de IA, que funcionam como “amigos virtuais”.
Pensem por um momento: Para que serve um companheiro de IA? Com que objetivo poderemos utilizar um um companheiro de IA?
Conversem em pares durante um minuto e escrevam duas ideias.
Depois partilhem com a turma.
Exemplos: responder a perguntas, dar conselhos, conversar por diversão, ajudar com os trabalhos, enviar lembretes ou animar o dia.

Debate em grupo: Amigo de IA vs Amigo real
2. Vamos pensar juntos:
Em grupo, façam duas colunas no vosso caderno:
Amigo Humano | Amigo de IA
E listem as semelhanças e diferenças.
Exemplos:
Depois partilhem com a turma:
“O que é que acham? É importante que a IA não tenha sentimentos reais?”

Atividade individual: Reflexões sobre os Companheiros de IA
3. Agora vão responder à Ficha de Reflexões sobre Companheiros de IA.
Pensem nas perguntas com sinceridade — não há respostas certas ou erradas.
O professor irá distribuir o Documento: Reflexões sobre os Companheiros de IA.
Exemplos de perguntas:
Depois, discutam em pequenos grupos:
“O que é que nunca contarias a uma IA?”
“Há algo que preferes partilhar só com um amigo humano?”

Conclusão
4. Vamos refletir juntos:
“Os companheiros de IA podem ser úteis, mas conseguem realmente substituir as pessoas?”
“O que aprendemos hoje sobre a diferença entre sentir empatia e apenas simular empatia?”
Lembrem-se: