Introdução

Esta atividade ajuda os alunos a explorar a forma como os seus dados pessoais são recolhidos online e permite-lhes adotar medidas ativas para gerir a sua privacidade e as definições digitais.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na Framework de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e na Framework de Competências Críticas do Século XXI.

  • Avaliar dados, informações e conteúdos digitais;
  • Interagir através das tecnologias digitais;
  • Proteger os dados pessoais e a privacidade;
  • Utilizar as tecnologias digitais de forma criativa;
  • Identificar lacunas nas competências digitais;
  • Identificar as necessidades digitais e resolver problemas;
  • Pensamento crítico e criativo;
  • Autonomia e responsabilidade;
  • Autoconsciência digital;
  • Reflexão ética:
  • Empatia e comunicação.

SUMÁRIO DA AULA

Aula 1: Os alunos compreendem como as aplicações e plataformas recolhem e utilizam dados pessoais e identificam ações concretas para melhorar a privacidade digital pessoal.

Aula 2: Os alunos avaliam o impacto das publicações em redes sociais na privacidade dos adolescentes e compreendem os direitos dos adolescentes em matéria de identidade e privacidade digital.

Guia para Professores – Limites e Escolhas da Partilha Digital (PDF)Em breve

LINKS ÚTEIS

De forma a complementar os tópicos abordados neste Tema, disponibilizamos um conjunto de links abaixo (por exemplo, websites informativos, vídeos explicativos), sendo, no entanto, o conteúdo destes links e websites pertença dos proprietários dos mesmos.

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