Aula 1

SUMÁRIO DA AULA

Os alunos tornam-se “Detetives de dados” e exploram a forma como as suas pegadas digitais são criadas, porque é que os dados ficam guardados e se deslocam na Internet, e que medidas práticas podem adotar para proteger a sua privacidade.

MATERIAIS

• Documento Descarregável: Pegada digital;
• Documento descarregável: Descobrir a informação privada;
• Documento descarregável: Crachá de Detetive de dados (Opcional);
• Documento descarregável: Ficha de trabalho A minha cidade (Opcional);
• Projetor ou ecrãs para exemplos de publicações em redes sociais (Opcional);
• Padlet ou plataforma/aplicação equivalente para interagir com os alunos (Opcional);
• Folhas de papel;
• Canetas;
• Tubos de purpurinas ou confetti.

Ligações e Materiais externos:

Padlet: https://padlet.com/

PREPARAÇÃO

 Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Imprimir a imagem do documento Pegada digital por cada aluno. Ou fornecer uma imagem da pegada digital no Padlet/num diapositivo;
• Imprimir e recortar os Crachás de Detetive de dados para os dar aos alunos. Um por cada aluno (Opcional);
• Imprimir o documento Descobrir a informação privada ou garantir acesso ao Padlet ou plataforma/aplicação equivalente para apresentar as imagens.

PLANO DA AULA

1. Dar as boas vindas e realizar a introdução ao tema;
2. Dar os crachás de Detetives de dados (Opcional);
3. Realizar a Demonstração de purpurinas ou tintas. Existem formas alternativas de realizar esta atividade na secção Sugestões Complementares;
4. Realizar a Identificação das Informações Privadas;
5. Sensibilizar os alunos para que façam as Promessas de Pegada Digital;
6. Concluir a atividade e apresentar as perspetivas futuras.

Orientações complementares

A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de diálogo que pode ter com os alunos em cada etapa desta aula:

Introdução (itens 1 a 4 do passo-a-passo para os alunos)

Após as boas vindas, se optar por distribuir os crachás, pode reservar algum tempo para que os alunos preencham as informações necessárias.

Demonstração de purpurinas ou tintas (itens 2 a 5 do passo-a-passo para os alunos)

Primeira parte

Siga o passo-a-passo dos alunos e no fim, oriente as respostas no sentido de pensar sobre a permanência (como as purpurinas podem estar presentes durante muito tempo, uma vez que é difícil encontrá-las todas) e a facilidade com que, com uma simples atividade, se espalharam.  

Pode complementar: “Tal como as purpurinas e os confetes, assim que os dados saem do nosso dispositivo, ficam fixos e viajam.”  

Convide os alunos a repetir: “Os dados ficam fixos e viajam!” 
Observação: Existem formas alternativas de realizar esta atividade na secção Sugestões Complementares;

Identificar as informações privadas (itens 6 a 11 do passo-a-passo para os alunos)

Garanta que a ligação para o Padlet está acessível ou imprima e coloque os cartazes/posters com exemplos de conteúdos online em cada mesa). 

Imprima a folha de respostas para si. Também pode preparar uma tabela ❌ ou ✔️ no quadro ou flip-chart – duas colunas – uma para as ações de RISCO e outra para as alternativas mais SEGURAS.

Enquanto os alunos procuram coisas como nomes, moradas, aniversários, fotografias ou nomes de escolas, caminhe pela sala para oferecer ajuda ou alertar os grupos que não têm a certeza.

Mostre a folha de respostas ou fale sobre ela, elogiando as boas observações.

À medida que as equipas respondem, escreva cada par na tabela ❌ e ✔️. Por exemplo:

❌ Morada completa ➝ ✔️ Dizer apenas a cidade onde vivemos;

❌ Fotografia com o uniforme escolar ➝ ✔️ Fotografia sem logótipos ou sinais em segundo plano.

Promessas de pegada digital (itens 12 a 14 do passo-a-passo para os alunos)

Prepare os modelos de pegada digital ou o quadro do Padlet com antecedência.

Num diapositivo ou no quadro branco, mostre 3 a 5 exemplos de promessas de privacidade.

Se utilizar o Padlet, carregue previamente uma imagem da pegada digital para a entrada de cada aluno ou crie um quadro de colagem partilhado.

Para ajudar os alunos a terem algumas ideias: “Quais são algumas das coisas que aprendemos e que podem ser boas promessas?”

As sugestões podem incluir:

  • Utilizarei uma alcunha em vez do meu nome completo
  • Confirmarei com um adulto antes de publicar fotografias
  • Não partilharei a minha morada ou a minha escola online
  • Ajudarei um amigo se achar que ele partilhou demasiado
  • Escreva as promessas no quadro ou mostre-as no ecrã.

Enquanto os alunos escrevem ou desenham as suas promessas, circule pela sala para estimular ideias ou oferecer propostas iniciais para frases:

  • Prometo que…
  • Da próxima vez que estiver online, vou…
  • Uma coisa segura que vou fazer é…

“Se alguém quiser, pode ler a sua promessa em voz alta para o grupo.”

Se estiver a trabalhar totalmente offline, tire uma fotografia de cada pegada decorada e envie-a para o Padlet ou coloque-a na parede da sala de aula sob uma faixa com “As nossas promessas de pegada digital”.

Conclusão e perspetivas futuras (itens 15 e 16 do passo-a-passo para os alunos)

Verifique as respostas dos alunos. Deixe os alunos partilharem as respostas. 

No futuro, reforce a ideia de que a sensibilização digital não é algo que se aprende uma vez, mas um exercício contínuo. Pensar nas pegadas digitais agora pode ajudar a proteger-nos a nós e aos outros no futuro, e ajuda a construir uma Internet mais amável e segura.

Outras recomendações

Para os alunos mais avançados, pode ser útil mostrar como funcionam as definições de privacidade numa plataforma como o YouTube Kids ou uma aplicação de aprendizagem.

Para os alunos mais jovens ou menos confiantes, pode utilizar uma narrativa mais visual, como fantoches ou exemplos de desenhos animados.

Uma ideia de extensão pode ser fazer com que as crianças desenvolvam cenários baseados nas suas próprias experiências e partilhá-los com o próximo grupo de alunos ou mais amplamente na escola, através de um mural ou cartaz fora da sala de aula – ou ir a outras turmas e explicar o conceito de pegada digital.

Também pode pedir às crianças que, talvez um mês depois, façam uma pequena reflexão sobre uma ação que tenham tomado para educar/partilhar com a família sobre a partilha online.

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