Introdução

Introdução à utilização de ferramenta de Inteligência Artificial generativa através da criação de imagens geradas por diferentes comandos de texto.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na Framework de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e na Framework de Competências Críticas do Século XXI.

• Desenvolver competências na área da literacia tecnológica e pensamento computacional;
• Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e sequencial;
• Utilizar corretamente linguagens de programação gráfica;
• Aprender aspetos básicos sobre fundamentos de programação;
• Compreender medidas de segurança digital e de proteção de dados na utilização de ferramentas digitais;
• Ser capaz de selecionar e usar ferramentas digitais que permitam realizar atividades quotidianas (de lazer, aprendizagem, etc.);
• Identificar necessidades e respostas tecnológicas;
• Promover o desenvolvimento de soluções criativas;
• Promover o uso de ferramentas digitais para elaboração de conteúdos;
• Promover o uso de ferramentas digitais, de forma criativa;
• Desenvolver conteúdos digitais;
• Aprender a guardar ficheiros (de texto, imagem, música, vídeo e retirados de websites) e a recuperar conteúdos guardados;
• Saber fazer alterações simples em conteúdo já produzido;
• Aprender a recolher informação da Internet e a analisar a credibilidade da informação recolhida;
• Selecionar informação adequada e pertinente;
• Avaliar informação, de forma crítica e autónoma, transformando-a em conhecimento;
• Promover a capacidade de tratamento, análise e gestão de informação;
• Desenvolver competências de comunicação oral e escrita;
• Desenvolver a capacidade de resolução de problemas;
• Promover o foco nos objetivos e nos resultados;
• Promover o pensamento crítico, no desenvolvimento de soluções tecnológicas criativas.

SUMÁRIO DA AULA

Aula 1: Introdução à utilização de ferramenta de Inteligência Artificial generativa através da criação de imagens geradas por diferentes comandos de texto.

Guia para Professores – Detetive de Preconceitos (PDF)(O PDF correto será gerado após a validação deste curso)

LINKS ÚTEIS

 Passo-a-passo para alunos. (O Link correto será gerado após a validação do curso versão aluno)
 Arts and Culture – Google.
Quadro Branco Digital.
Gerador de texto para imagem.

Scroll to Top