1. Olá!
Recorda com a turma o que aprendeste na aula anterior: o que são truques digitais (ganchos de design) e como funcionam para te manter a usar uma app ou um jogo durante mais tempo.
Hoje, o desafio é diferente: vais transformar esses truques em algo positivo.
A tua missão é imaginar uma aplicação mais justa, empática e saudável, que ajude o utilizador a sentir-se bem e em controlo, em vez de apenas o prender ao ecrã.

2. Vais trabalhar com o Documento Descarregável: Fichas de reformulação de design.
Cada ficha mostra uma ideia para tornar o design mais equilibrado, por exemplo:
Em grupo, lê as fichas e escolhe as que achas mais importantes para o teu projeto.
Pensa em ideias que promovam, por exemplo:

3. Com base nas ideias escolhidas, vais usar o Documento Descarregável: Modelo de telemóvel para desenhar o ecrã da tua aplicação reformulada. Pensa em perguntas como:
Desenha o teu protótipo, adiciona ícones, botões e mensagens positivas. Não te preocupes em fazer perfeito — o importante é a ideia!
4. Cada grupo vai apresentar o seu protótipo à turma. Explica as escolhas que fizeram e como a vossa app ajuda o utilizador a ter uma vida digital mais equilibrada. No final, escreve uma frase que resuma o que aprendeste hoje:
“Uma aplicação saudável é aquela que…”
Partilha com os colegas as tuas ideias — e vê como, juntos, podem mudar o mundo digital.

Conclusão
5. Com estas duas aulas, aprendeste que o design digital pode influenciar as tuas emoções e comportamentos — tanto para te prender, como para te apoiar.
Agora já sabes que:
Sempre que abrires uma app, podes perguntar:
Lembra-te: tu tens o poder de fazer escolhas digitais mais conscientes — e, quem sabe, de criar as aplicações equilibradas do futuro.