Aula 1

1. Bem-vindos, exploradores digitais! Nesta aula, vamos descobrir como as aplicações e os jogos que usamos todos os dias são pensados para captar a nossa atenção e, por vezes, para nos manter ligados durante mais tempo do que queremos. Vamos investigar os truques escondidos por detrás das cores, sons e notificações, perceber como o design influencia o que sentimos e pensar em formas de tornar o mundo digital mais saudável e equilibrado.

Vamos a isso?


Atividade Kitten Scroll

2. O teu professor vai mostrar-te o Kitten Scroll — um conjunto de imagens que parecem não acabar. Observa-o com atenção durante cerca de 30 segundos. Depois, pensa:

  • O que te fez querer continuar a ver?
  • Como te sentiste enquanto assistias?

Irás partilhar as tuas respostas com os colegas e perceber como o design influencia as tuas emoções e decisões.

Funcionalidade de design

3. Vais trabalhar em grupo com o Documento Descarregável: Exemplos de funcionalidades de design. Cada exemplo mostra algo que as aplicações usam para te prender, como notificações, recompensas, sons ou cores apelativas. Discute com o teu grupo:

  • Quais são as funcionalidades que te fazem querer continuar a usar a app?
  • Porquê?
  • Achas que são intencionais?

Generated image

Ganchos das aplicações

4. Receberás o Documento Descarregável: Fichas de conceção de “ganchos”. Cada ficha representa um truque de design usado por diferentes apps. Em grupo, vais ligar cada “gancho” a uma app real que conheças.Depois, conversa com os teus colegas:

  • Que emoções te fazem sentir?
  • Quais são os truques mais eficazes?

Generated image

Conclusão

5. No final, vais conversar com a turma sobre o que aprendeste. Pensa nestas perguntas:

  • Como te sentes quando percebes que estás a ser influenciado pelo design de uma app?
  • Que tipo de design seria mais equilibrado e saudável?

Escreve uma sugestão para tornar uma app mais saudável,por exemplo: “Pausas automáticas”, “alertas de tempo de ecrã” ou “menos notificações”.

Generated image

Scroll to Top