Introdução

Com o propósito de um melhor entendimento das ferramentas digitais utilizadas nas diferentes atividades, recorremos a imagens (por exemplo, capturas de ecrã), sendo, no entanto, estas imagens pertença dos proprietários destas ferramentas.

Um programa de computador é composto por várias linhas de código que dão instruções ao computador, ou seja, o que fazer e quando fazer. Na sua raiz, um algoritmo é uma sequência finita de instruções ordenadas. Ao executarmos um programa, o computador lê-o e segue todas as instruções que ele contiver. Os algoritmos ajudam-nos, assim como aos computadores, a resolver os mais diversos problemas.

O que vais aprender
Organizar dados e sistematizar conhecimentos;
Avaliar informação, de forma crítica e autónoma, transformando-a em conhecimento;
Desenvolver a capacidade de resolver problemas, através da criação de soluções, originais e criativas;
Desenvolver competências de pensamento computacional, literacia de informação, através da interação digital, compreender as suas funções e a sua aplicação no dia-a-dia;
Promover o foco nos objetivos e nos resultados;
Promover o uso de ferramentas digitais para a partilha de informação e conhecimento;
Interagir através de ferramentas digitais;
Promover o desenvolvimento de soluções criativas;
Promover a capacidade de adaptação a novas situações;
Utilizar, controlar, avaliar e compreender a informação fornecida;
Avaliar e tomar decisões sobre a tecnologia e o produto em causa.

Recomendações gerais
Duração (em minutos): 50 – 60 minutos
Idade recomendada: 10 – 12 anos
Nível: Intermédio

Scroll to Top