Introdução

Através da exploração de cenários de risco, debate e criação do Escudo Digital SMILE, os alunos aprendem a reconhecer sinais de dependência, proteger a privacidade e adotar estratégias de autocontrolo e empatia digital.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na Framework de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e na Framework de Competências Críticas do Século XXI.

  • Reconhecer os principais riscos das aplicações de companheiros de IA;
  • Compreender os conceitos de dependência emocional digital e limites saudáveis; 
  • Promover comportamentos de segurança, literacia e empatia digital;
  • Desenvolver pensamento crítico e bem-estar emocional no uso das tecnologias;
  • Pensamento crítico;
  • Empatia digital;
  • Literacia e segurança online;
  • Autonomia e responsabilidade.

SUMÁRIO DA AULA

Aula 1: Os alunos debatem o papel dos companheiros de IA na sociedade atual, refletindo sobre os seus benefícios e riscos. A atividade culmina com o preenchimento da Ficha de Reflexões sobre Companheiros de IA, que estimula uma análise pessoal e ética do uso destas ferramentas.

Aula 2: Os alunos debatem as implicações emocionais e éticas dos companheiros de IA. Trabalham em grupo para identificar riscos através de cenários de IA e elaboram, de forma criativa, o seu próprio Escudo Digital SMILE, com regras práticas de segurança e bem-estar.

Guia para Professores – Companheiros de IA (PDF)Em breve

LINKS ÚTEIS

De forma a complementar os tópicos abordados neste Tema, disponibilizamos um conjunto de links abaixo (por exemplo, websites informativos, vídeos explicativos), sendo, no entanto, o conteúdo destes links e websites pertença dos proprietários dos mesmos.

Scroll to Top