Aula 2

1. Olá!

Recorda com a turma o que aprendeste na aula anterior: o que são truques digitais (ganchos de design) e como funcionam para te manter a usar uma app ou um jogo durante mais tempo.

Hoje, o desafio é diferente: vais transformar esses truques em algo positivo.
A tua missão é imaginar uma aplicação mais justa, empática e saudável, que ajude o utilizador a sentir-se bem e em controlo, em vez de apenas o prender ao ecrã.

2. Vais trabalhar com o Documento Descarregável: Fichas de reformulação de design.

Cada ficha mostra uma ideia para tornar o design mais equilibrado, por exemplo:

  • Um relógio de pausa (para lembrar de descansar);
  • Um cadeado de privacidade (para proteger melhor os teus dados);
  • Uma lua calma ou um sofá de relaxamento (para incentivar o descanso);
  • Um escudo em coração ou um abraço de mãos (para empatia e segurança);
  • Um seletor de desativação (para poderes desligar notificações);
  • Símbolos de bem-estar, como garrafa de água, rosto de meditação, coração de arco-íris…

Em grupo, lê as fichas e escolhe as que achas mais importantes para o teu projeto.
Pensa em ideias que promovam, por exemplo:

  • Privacidade e respeito;
  • Pausas e descanso;
  • Alertas de tempo de ecrã;
  • Conteúdos positivos e mensagens que façam bem à autoimagem;
  • Escolhas claras (sem truques escondidos).

3. Com base nas ideias escolhidas, vais usar o Documento Descarregável: Modelo de telemóvel para desenhar o ecrã da tua aplicação reformulada. Pensa em perguntas como:

  • “O que quero que o utilizador sinta quando usa esta app?”
  • “Como posso tornar a experiência divertida e responsável ao mesmo tempo?”

Desenha o teu protótipo, adiciona ícones, botões e mensagens positivas. Não te preocupes em fazer perfeito — o importante é a ideia!

4. Cada grupo vai apresentar o seu protótipo à turma. Explica as escolhas que fizeram e como a vossa app ajuda o utilizador a ter uma vida digital mais equilibrada. No final, escreve uma frase que resuma o que aprendeste hoje:

“Uma aplicação saudável é aquela que…”

Partilha com os colegas as tuas ideias — e vê como, juntos, podem mudar o mundo digital.

Conclusão

5. Com estas duas aulas, aprendeste que o design digital pode influenciar as tuas emoções e comportamentos — tanto para te prender, como para te apoiar.

Agora já sabes que:

  • Muitos truques digitais são pensados para captar a atenção e manter o scroll;
  • Mas também é possível criar apps que cuidam do teu bem-estar, da tua privacidade e do teu tempo.

Sempre que abrires uma app, podes perguntar:

  • “Isto está a ajudar-me ou a prender-me?”

Lembra-te: tu tens o poder de fazer escolhas digitais mais conscientes — e, quem sabe, de criar as aplicações equilibradas do futuro.

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