1. Bem-vindos, exploradores digitais! Nesta aula, vamos descobrir como as aplicações e os jogos que usamos todos os dias são pensados para captar a nossa atenção e, por vezes, para nos manter ligados durante mais tempo do que queremos. Vamos investigar os truques escondidos por detrás das cores, sons e notificações, perceber como o design influencia o que sentimos e pensar em formas de tornar o mundo digital mais saudável e equilibrado.
Vamos a isso?

Atividade Kitten Scroll
2. O teu professor vai mostrar-te o Kitten Scroll — um conjunto de imagens que parecem não acabar.
Durante cerca de 30 segundos, observa com atenção. Depois, pensa e, se quiseres, anota:
Vais partilhar as tuas respostas com a turma e perceber como o design (por exemplo, conteúdo “fofo”, scroll que nunca acaba) pode influenciar as tuas emoções e o tempo que ficas a olhar para o ecrã.


Funcionalidade de design
3. Vais trabalhar em grupo com o Documento Descarregável: Exemplos de funcionalidades de design. Nestes exemplos vais encontrar coisas que muitas apps usam, como notificações, recompensas, sons ou cores apelativas.
Com o teu grupo, observa cada exemplo e conversa:
Podes apontar 1 ou 2 funcionalidades que consideras mais “viciantes” e partilhar com os colegas.


Ganchos das aplicações
4. Agora vais receber o Documento Descarregável: Fichas de conceção de “ganchos”. Cada ficha representa um truque de design usado por diferentes apps.
Cada ficha representa um “gancho” de design – um truque usado pelas apps para chamar a tua atenção, como:
Em grupo, vais:
No final, podem escolher o gancho que vos parece mais forte e partilhá-lo com a turma.


Conclusão
5. No final, vais conversar com a turma sobre o que aprendeste. Pensa nestas perguntas:
Escreve uma sugestão para tornar uma app mais saudável, como por exemplo: “Pausas automáticas”, “alertas de tempo de ecrã” ou “menos notificações”. Partilha as tuas ideisa com a turma.
Na próxima aula, vais poder usar estas descobertas para imaginar e redesenhar um mundo digital mais equilibrado.