Introdução

Os alunos tornam-se “Detetives de dados” e exploram a forma como as suas pegadas digitais são criadas, porque é que os dados ficam guardados e se deslocam na Internet, e que medidas práticas podem adotar para proteger a sua privacidade.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na Framework de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e na Framework de Competências Críticas do Século XXI.

• Explicar, por palavras suas, o que é uma pegada digital e porque é que os dados online podem ser permanentes;
• Definir aplicações de companheiros de IA utilizando as suas próprias palavrasDescrever e ilustrar a forma como as informações pessoais se podem propagar além do seu público original;
• Identificar dados pessoais em exemplos de publicações e sugerir formas mais seguras de os partilhar;
• Identificar os riscos associados à partilha de conteúdos pessoais online;
• Desenvolver estratégias de comunicação para exprimir os limites pessoais;
• Compreender os seus direitos e a importância do consentimento;
• Formular um compromisso pessoal para proteger a sua privacidade e respeitar os outros online;
• Navegar, pesquisar e filtrar dados, informações e conteúdos digitais;
• Proteger os dados pessoais e a privacidade;
• Identificar as necessidades e as respostas tecnológicas;
• Avaliar dados, informações e conteúdos digitais;
• Partilhar conteúdo através das tecnologias digitais;
• Pensamento crítico;
• Reflexão ética;
• Responsabilidade pessoal;
• Empatia;
• Colaboração e comunicação.

SUMÁRIO DA AULA

Aula 1: Os alunos tornam-se “Detetives de dados” e exploram a forma como as suas pegadas digitais são criadas, porque é que os dados ficam guardados e se deslocam na Internet, e que medidas práticas podem adotar para proteger a sua privacidade.

Aula 2: Análise colaborativa de publicações simuladas nas redes sociais e promessa de uma pegada digital pessoal

Guia para Professores – Partilhar com Cuidado (PDF)Em breve

LINKS ÚTEIS

De forma a complementar os tópicos abordados neste Tema, disponibilizamos um conjunto de links abaixo (por exemplo, websites informativos, vídeos explicativos), sendo, no entanto, o conteúdo destes links e websites pertença dos proprietários dos mesmos.

 Passo-a-passo para alunos.
Digital Wellness Lab;
Informações de Computeteam;
Artigo da UNICEF sobre o “sharenting” (as partilhas dos pais online), que dá conselhos aos pais;
Recursos para pais de Internet Matters.

Scroll to Top