Introdução à análise de conjunto de dados e sistemas de aprendizagem automática.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na Framework de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e na Framework de Competências Críticas do Século XXI.
• Desenvolver competências na área da literacia tecnológica e pensamento computacional;
• Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e sequencial;
• Utilizar corretamente linguagens de programação gráfica;
• Aprender aspetos básicos sobre fundamentos de programação;
• Compreender medidas de segurança digital e de proteção de dados na utilização de ferramentas digitais;
• Ser capaz de selecionar e usar ferramentas digitais que permitam realizar atividades quotidianas (de lazer, aprendizagem, etc.);
• Identificar necessidades e respostas tecnológicas;
• Promover o desenvolvimento de soluções criativas;
• Promover o uso de ferramentas digitais para elaboração de conteúdos;
• Promover o uso de ferramentas digitais, de forma criativa;
• Desenvolver conteúdos digitais;
• Aprender a guardar ficheiros (de texto, imagem, música, vídeo e retirados de websites) e a recuperar conteúdos guardados;
• Saber fazer alterações simples em conteúdo já produzido;
• Aprender a recolher informação da Internet e a analisar a credibilidade da informação recolhida;
• Selecionar informação adequada e pertinente;
• Avaliar informação, de forma crítica e autónoma, transformando-a em conhecimento;
• Promover a capacidade de tratamento, análise e gestão de informação;
• Desenvolver competências de comunicação oral e escrita;
• Desenvolver a capacidade de resolução de problemas;
• Promover o foco nos objetivos e nos resultados;
• Promover o pensamento crítico, no desenvolvimento de soluções tecnológicas criativas.
SUMÁRIO DA AULA
Aula 1: Introdução à análise de conjunto de dados e sistemas de aprendizagem automática.
Guia para Professores – Descobrir Preconceitos na IA (PDF) – (O PDF correto será gerado após a validação deste curso)
LINKS ÚTEIS
De forma a complementar os tópicos abordados neste Tema, disponibilizamos um conjunto de links abaixo (por exemplo, websites informativos, vídeos explicativos), sendo, no entanto, o conteúdo destes links e websites pertença dos proprietários dos mesmos.
• Passo-a-passo para alunos. (O Link correto será gerado após a validação do curso versão aluno)
• Jogo: Survival of the Best Fit.
• Jogo: AI Bias Game.