Aula 1

SUMÁRIO DA AULA

Os alunos participam numa simulação para compreender como os algoritmos decidem o que vemos nos nossos feeds digitais. Depois, analisam os efeitos emocionais e de comportamento que resultam das recomendações automáticas. A aula termina com uma reflexão sobre o equilíbrio digital e formas de recuperar o controlo sobre o tempo online.

MATERIAIS

• Documento Descarregável: Cartões de Feed (Algoritmo Humano);
• Quadro ou ecrã para notas coletivas;
• Fichas ou folhas A4 para registo dos grupos;
• Marcadores, lápis ou canetas;
• Projetor (opcional);

PREPARAÇÃO

 Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Rever o Documento Descarregável Cartões de Feed (Algoritmo Humano);
• Imprimir e recortar os cartões, garantindo um conjunto por grupo;
• Organizar a sala em espaços para grupos de 4–6 alunos;
• Preparar uma breve introdução com exemplos reais de algoritmos (ex.: sugestões de vídeos ou publicações em redes sociais).

PLANO DA AULA

1. Dê as boas-vindas e introduza o tema;
2. Peça exemplos aos alunos e explique que os algoritmos são;
3. Explique as regras do Jogo: “Algorítmo Humano”;
4. Depois do jogo, promova um debate;
5. Peça a cada grupo que escreva duas conclusões e partilhe com a turma. Anote as ideias principais no quadro;
6. Finalize com uma reflexão coletiva.

Orientações complementares

A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de fala que podes ter com os alunos em cada etapa desta aula:

Introdução (item 1 do passo-a-passo para os alunos)

Após as boas-vindas, use exemplos simples e familiares para captar o interesse. Pode partilhar capturas de ecrã de sugestões automáticas em redes sociais (ex.: “Pessoas que talvez conheças”). Evite linguagem técnica; o foco deve ser na observação e curiosidade.

Primeira Parte  (item 3 do passo-a-passo para os alunos)

Enquanto os alunos jogam o Algoritmo Humano, observe os comportamentos e incentive a participação equilibrada. Pode usar música de fundo para dinamizar o ambiente e temporizar as rondas. Ao final, peça que levantem a mão os Utilizadores que sentiram vontade de repetir certas interações — isso reforça a ideia de reforço digital.

Segunda Parte  (item 4 do passo-a-passo para os alunos)

Durante a discussão, ajude a turma a distinguir entre relevância e atração. Exemplo: “Ver vídeos de gatinhos é divertido, mas será que é sempre o conteúdo mais importante para mim?” Conecte esta reflexão ao conceito de bem-estar digital e autonomia crítica.

Conclusão  (item 6 do passo-a-passo para os alunos)

Encerre com um círculo de partilha. Peça que cada aluno complete uma das frases no quadro:
• “O algoritmo ajuda-me quando…”
• “Preciso de cuidado digital quando…”

Valorize respostas diversas e destaque que a consciencialização é uma forma de empoderamento digital.

Outras recomendações

• Para turmas mais jovens, reduza o tempo do jogo e simplifique as interações.
• Para alunos mais avançados, peça que identifiquem paralelos entre o jogo e plataformas reais.
• Pode articular esta aula com Cidadania e Desenvolvimento (Domínio: Educação para os Media).
• Sugira como atividade complementar que os alunos desativem recomendações automáticas durante uma semana e registem o impacto na sua experiência digital.

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