Aula 1

SUMÁRIO DA AULA

Reflexão crítica sobre os estereótipos de género, com foco na masculinidade positiva e na desconstrução da masculinidade tóxica, através da análise de publicações online, debates orientados e criação de conteúdos digitais.

MATERIAIS

• Documento descarregável: Cartões de Debate;
• Documento descarregável: Folha de apoio à criação de conteúdo;
• Documento descarregável: Ficha de Saída;
• Dispositivos para gravação de vídeos (opcional).

PREPARAÇÃO

 Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Imprimir as Folhas de apoio à criação de conteúdo;
• Imprimir o ficheiro Ficha para cada aluno;
• Garantir dispositivos para gravação de vídeos (opcional).

PLANO DA AULA

1. Dar as boas vindas e realizar a introdução ao tema;
2. Apresentar os cartões de debate e promover a análise e discussão;
3. Promover debate orientado “O que é ser homem hoje?”;
4. Distribuir as Folhas de apoio à criação de conteúdo para cada grupo;
5. Promover a partilha do conteúdo produzido;
6. Realizar o preenchimento da Ficha de saída e promover reflexão de conclusão.

Orientações complementares

A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de diálogo que pode ter com os alunos em cada etapa desta aula:

Introdução (item 1 do passo-a-passo para os alunos)

Após as boas vindas, explique aos alunos as propostas da aula, mencionando a promoção de uma reflexão crítica sobre os estereótipos de género, com foco na masculinidade positiva e na desconstrução da masculinidade tóxica e a utilização de análises de publicações online, realização de debates orientados e criação de conteúdos digitais.

Análise de publicações online (item 2 do passo-a-passo para os alunos)

Apresente os excertos de comentários ou memes que reforçam a masculinidade tóxica e peça para que os alunos analisem.

Promova uma discussão orientada.

Debate orientado “O que é ser homem hoje?” (item 3 do passo-a-passo para os alunos)

Organize os alunos em grupos e peça para que discutam afirmações como: “Homem não chora.”, Peça para que apresentem argumentos contra e proponham alternativas positivas.

Criação de conteúdo digital (item 4 do passo-a-passo para os alunos)

Ainda em grupos distribua as Folhas de apoio à criação de conteúdo e oriente-os para que criem um post, story ou vídeo curto que promova masculinidade positiva. Exemplos: “Ser homem é saber cuidar”, “Rapazes também têm emoções”, “Respeito não tem género”. Dê dez minutos para que concluam esta tarefa.

Após o tempo, cada grupo apresenta os conteúdos produzidos.

Atividade Ficha e Conclusão (itens 5 e 6 do passo-a-passo para os alunos)

Distribua o documento Ficha para cada aluno para que preencham com reflexões sobre os aspetos da masculinidade como: “Uma ideia que quero partilhar nas redes sociais…” / “Uma frase que resume o que aprendi…”.

Após o preenchimento, promova um momento de partilha das reflexões escritas nas fichas.

Informações adicionais

Registos de Avaliação
Rubrica simplificada:

Mapa de Alinhamento Curricular

Direitos Humanos:
Analisar discriminação e desigualdade de género.

Saúde:
Valorizar relações afetivas saudáveis, reconhecer responsabilidade na saúde mental.

Media:
Avaliar estereótipos veiculados pelos media, produzir conteúdos éticos.

Scroll to Top