Aula 1

SUMÁRIO DA AULA

Utilização de dramatizações e jogos para explorar emoções, respeito e igualdade.

MATERIAIS

• Documento descarregável: Jogo Quem pode?;
• Documento descarregável: Dramatizações;
• Documento descarregável: Ficha;
• Cartolina para o cartaz coletivo;
• Marcadores coloridos.

PREPARAÇÃO

 Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Imprimir e recortar os cartões do jogo “Quem Pode?”;
• Imprimir as fichas de dramatização para cada grupo de 2 alunos;
• Imprimir o ficheiro Ficha para cada aluno;
• Garantir a cartolina e marcadores coloridos para o cartaz coletivo.

PLANO DA AULA

1. Dar as boas vindas e realizar a introdução ao tema;
2. Realizar o jogo “Quem Pode?” e discussão orientada;
3. Organizar espaço e realizar as dramatizações e reflexão em grupo;
4. Construir o cartaz coletivo e organizar exposição;
5. Realizar o preenchimento da Ficha e promover reflexão de conclusão.

Orientações complementares

A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de diálogo que pode ter com os alunos em cada etapa desta aula:

Introdução (item 1 do passo-a-passo para os alunos)

Após as boas vindas, explique aos alunos as propostas da aula mencionando a promoção de uma reflexão crítica sobre os estereótipos de género, com foco na masculinidade positiva e na desconstrução da masculinidade tóxica e a utilização de dramatizações e jogos para explorar emoções, respeito e igualdade.

De forma a enquadrar o tema, poderá referir:

“Hoje vamos falar sobre masculinidade, mas isso interessa a todos, rapazes e raparigas. Todos convivemos com ideias sobre como “devemos” ser. Vamos perceber como essas ideias afetam a todos e como podemos mudá-las.”

Jogo: “Quem pode?” (item 2 do passo-a-passo para os alunos)

Organize os alunos em grupos e distribua um cartão para cada grupo. Oriente os grupos a discutirem quem pode fazer cada tarefa. Dê cinco minutos para que decidam.

Passado o tempo, promova uma discussão orientada.

Atividade: Dramatização “O João não pode chorar?” (item 3 do passo-a-passo para os alunos)

Organize os alunos em pares e distribua as fichas de dramatização. Organize os espaços para cada par. Em pares, os alunos encenam situações em que um rapaz é criticado por mostrar emoções. Depois, trocam os papéis e encenam uma resposta positiva.

Após a realização das dramatizações organize uma reflexão em grupo: “Como nos sentimos?” “É justo?”

Atividade: Cartaz coletivo “O que é ser rapaz?” (item 4 do passo-a-passo para os alunos)

Prepare uma cartolina e marcadores coloridos para que os alunos construam um cartaz coletivo. Neste cartaz, cada aluno escreve ou desenha uma ideia sobre o que significa ser rapaz.

Pode orientar os alunos no sentido de incluir pontos como emoções, respeito, amizade, cuidado, etc.

Após a construção do Cartaz coletivo, organize um local na sala de aula para mantê-lo em exposição.

Atividade Ficha e Conclusão (itens 5 e 6 do passo-a-passo para os alunos)

Distribua o documento Ficha para cada aluno para que preencham com reflexões sobre os aspetos da masculinidade como: “Uma coisa que aprendi hoje…” / “Uma coisa que quero mudar…”.

Após o preenchimento, promova um momento de partilha das reflexões escritas nas fichas.

No final sublinhe a ideia de que não há uma única forma de ser rapaz (ou rapariga). Existem muitas formas de expressar sentimentos, cuidar, liderar, brincar, etc. O foco deve ser a liberdade emocional e o respeito, não o rótulo.

Informações adicionais

Registos de Avaliação
Rubrica simplificada:

Mapa de Alinhamento Curricular

Direitos Humanos:
Rejeitar discriminação, reconhecer igualdade de oportunidades

Saúde:
Estabelecer relações interpessoais saudáveis, respeitar intimidade e privacidade

Media:
Distinguir informação verdadeira de falsa, proteger dados pessoais

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