Introdução

Nesta aula, os alunos exploram como os algoritmos das redes sociais influenciam o que veem, sentem e decidem online. Através de uma simulação prática — o jogo “Algoritmo Humano” — os alunos analisam o papel das recomendações digitais e refletem sobre o impacto que estas têm no tempo de ecrã, emoções e autonomia.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na Framework de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e na Framework de Competências Críticas do Século XXI.

  • Compreender o que é um algoritmo e como influencia o que vemos online;
  • Reconhecer que o conteúdo digital é personalizado com base no comportamento do utilizador;
  • Identificar os efeitos dos algoritmos no tempo de ecrã e nas emoções;
  • Promover o pensamento crítico e a autonomia digital.

SUMÁRIO DA AULA

Aula 1: Os alunos participam numa simulação para compreender como os algoritmos decidem o que vemos nos nossos feeds digitais. Depois, analisam os efeitos emocionais e de comportamento que resultam das recomendações automáticas. A aula termina com uma reflexão sobre o equilíbrio digital e formas de recuperar o controlo sobre o tempo online.

Guia para Professores – Por detrás dos feeds (PDF)Em breve

LINKS ÚTEIS

De forma a complementar os tópicos abordados neste Tema, disponibilizamos um conjunto de links abaixo (por exemplo, websites informativos, vídeos explicativos), sendo, no entanto, o conteúdo destes links e websites pertença dos proprietários dos mesmos.

Scroll to Top