Nesta aula, os alunos exploram como os algoritmos das redes sociais influenciam o que veem, sentem e decidem online. Através de uma simulação prática — o jogo “Algoritmo Humano” — os alunos analisam o papel das recomendações digitais e refletem sobre o impacto que estas têm no tempo de ecrã, emoções e autonomia.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na Framework de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e na Framework de Competências Críticas do Século XXI.

SUMÁRIO DA AULA
Aula 1: Os alunos participam numa simulação para compreender como os algoritmos decidem o que vemos nos nossos feeds digitais. Depois, analisam os efeitos emocionais e de comportamento que resultam das recomendações automáticas. A aula termina com uma reflexão sobre o equilíbrio digital e formas de recuperar o controlo sobre o tempo online.
Guia para Professores – Por detrás dos feeds (PDF) – Em breve

LINKS ÚTEIS
De forma a complementar os tópicos abordados neste Tema, disponibilizamos um conjunto de links abaixo (por exemplo, websites informativos, vídeos explicativos), sendo, no entanto, o conteúdo destes links e websites pertença dos proprietários dos mesmos.