1. Olá novamente! Vamos relembrar o que aprendemos na aula anterior:
👉 O que é um companheiro de IA?
👉 Porque é que algumas pessoas gostam de os usar?
Depois, pensa:
“O que pode correr mal quando uma aplicação parece ser o nosso melhor amigo?”
Vamos conversar em grupo e criar uma lista de riscos possíveis (ex.: falta de privacidade, isolamento, más influências, dependência).
Sabias que algumas aplicações foram suspensas por preocupações com a segurança e saúde mental dos jovens?
Nesta aula vamos aprender a identificar sinais de alerta e estratégias para nos protegermos.

Atividade – Descobrir os riscos
2. Vamos trabalhar em grupo. Cada grupo vai receber um Cenário de Risco sobre um adolescente e um companheiro de IA.
O professor irá distribuir o Documento: Cenários de Risco da IA
Em conjunto, respondam:
Depois, escolhe um porta-voz para partilhar as conclusões do grupo.

Debate – O que aprendemos?
3. À medida que os grupos apresentam, vamos construir no quadro uma lista de principais riscos:
Reflete:
“Já alguma vez sentiste que passaste tempo demais online?”
“Como é que o teu corpo ou mente te avisam que é altura de parar?”

Atividade – Criar o teu Escudo Digital
4. Agora vamos transformar os riscos em regras de segurança.
O professor irá distribuir o Documento: Imagens e Símbolos para Pósteres (SMILE).

Cada letra representa um pilar do Escudo Digital:
| Letra | Tema | Exemplo de situação |
| S | Segurança | Partilhar fotos e morada com uma IA pode ser perigoso. |
| M | Monitorização | Falar horas seguidas com a IA pode afetar o bem-estar. |
| I | Identidade | A IA não define quem és nem o teu valor. |
| L | Literacia | Acreditar em tudo o que a IA diz pode ser arriscado. |
| E | Empatia | Ser bondoso e compreender as emoções reais das pessoas. |

Conclusão
5. Revejam as aprendizagens principais:
“A tecnologia pode ajudar, mas não substitui pessoas reais.”
“Se um bot disser algo estranho ou te fizer sentir desconfortável, fala com um adulto de confiança.”