Aula 1

1. Olá! 👋
Quantos de vocês já falaram com a Siri, Alexa ou algum chatbot online?
Estas ferramentas são exemplos de IA que conversa connosco.

Nesta aula vamos explorar um novo tipo de IA: os companheiros de IA, que funcionam como “amigos virtuais”.
Pensem por um momento: Para que serve um companheiro de IA? Com que objetivo poderemos utilizar um um companheiro de IA?

Conversem em pares durante um minuto e escrevam duas ideias.
Depois partilhem com a turma.

Exemplos: responder a perguntas, dar conselhos, conversar por diversão, ajudar com os trabalhos, enviar lembretes ou animar o dia.

Debate em grupo: Amigo de IA vs Amigo real

2.
Vamos pensar juntos: 

  • Porque é que alguém poderia querer um companheiro de IA?
  • O que é que um amigo humano tem que um bot não tem?

Em grupo, façam duas colunas no vosso caderno:

Amigo Humano | Amigo de IA

Lista semelhanças e diferenças.

Alguns exemplos para te ajudar a começar:

Semelhanças:
• Ambos podem conversar contigo.
• Podem “lembrar-se” de coisas que dizes (teste, hobbies, aniversários).
• Podem enviar mensagens de apoio ou fazer-te sentir acompanhado.

Diferenças:
• Um amigo humano tem sentimentos e experiências reais; a IA não sente nada.
• Um amigo humano pode discordar, dar-te a sua opinião sincera, preocupar-se de verdade.
• A IA apenas simula empatia com base em código e dados.
• Uma app pode guardar tudo o que escreves nos servidores da empresa.

Depois partilhem com a turma e discutam:

“O que é que acham?
É importante que a IA não tenha sentimentos reais, mesmo que pareça muito ‘humana’?”

Atividade individual: Reflexões sobre os Companheiros de IA

3. Agora vão responder à Ficha de Reflexões sobre Companheiros de IA.
Respondam às perguntas com sinceridade — não há respostas certas ou erradas.

O professor irá distribuir o Documento: Reflexões sobre os Companheiros de IA.

Exemplos de perguntas:

  • O que é um companheiro de IA, nas tuas próprias palavras?
  • Que tipo de coisas gostarias (ou não) de partilhar com ele?
  • Achas que um companheiro de IA pode ajudar alguém a sentir-se menos só?

Depois, em pequenos grupos, conversem sobre ideias como:

“O que é que nunca contarias a uma IA?”
“Há algo que preferes partilhar só com um amigo humano ou um adulto de confiança?”

Lembra-te:
Mesmo que a IA pareça um amigo, as mensagens podem ser guardadas e usadas para treinar o sistema. Não é um diário secreto.

Conclusão

4. Vamos refletir juntos:

“Os companheiros de IA podem ser úteis, mas conseguem realmente substituir as pessoas?”
“O que aprendemos hoje sobre a diferença entre sentir empatia e apenas simular empatia?”

Ideias importantes para levares desta aula:

• É normal ter curiosidade sobre estas tecnologias e até achar confortável falar com uma IA.
• Mas é importante proteger os teus dados pessoais e as tuas emoções.
• Mesmo a IA mais avançada não substitui uma conversa real com alguém que se preocupa contigo, sente de verdade e te pode ajudar de forma responsável.

Se alguma vez te sentires em baixo, assustado ou em risco, fala sempre com uma pessoa real em quem confias (família, professor, psicólogo, educador).

Scroll to Top