As crianças passam uma parte significativa do seu tempo online, interagindo com aplicações e jogos desenhados para captar o seu interesse. Esta aula pretende ajudá-las a compreender os truques de design e engenharia que tornam essas experiências tão envolventes — e, por vezes, viciantes.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na Framework de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e na Framework de Competências Críticas do Século XXI.

SUMÁRIO DA AULA
Aula 1: Os alunos analisam diferentes elementos de design digital que incentivam o uso contínuo de aplicações. Através de um desafio prático e uma discussão guiada, compreendem como o design influencia o comportamento.
Aula 2: Os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos para criar um protótipo de aplicação mais equilibrada, incorporando princípios de bem-estar digital, empatia e autocontrolo.
Guia para Professores – Viciante ou útil? (PDF) – Em breve

LINKS ÚTEIS
De forma a complementar os tópicos abordados neste Tema, disponibilizamos um conjunto de links abaixo (por exemplo, websites informativos, vídeos explicativos), sendo, no entanto, o conteúdo destes links e websites pertença dos proprietários dos mesmos.