Quiz

INSTRUÇÕES PARA PROFESSORES

  • Aceda à sua conta do Kahoot onde encontra o quiz partilhado: Eletrónica04.
  • Já em aula, faça login na conta do Kahoot e abra o quiz: Eletrónica04.
  • Abra o Play Kahoot! Abra o link www.kahoot.it em todos os tablets a serem utilizados pelos alunos.
  • Projete o quiz no quadro ou numa televisão para que todos os alunos o possam ver.
  • O quiz projetado irá gerar um código. Os alunos inserem esse código no Play Kahoot! e escolhem o seu username. Assim que os alunos inserem o seu username, este aparecerá no ecrã. Quando todos os alunos tiverem inserido o código, carregue onde diz Iniciar e o quiz começa!
  • Cada pergunta apresenta várias hipóteses de resposta. A cada hipótese corresponde uma cor. Nos seus tablets, os alunos verão apenas a cor das respostas possíveis. Dentro do tempo determinado para a pergunta, os alunos têm de selecionar a cor da resposta que acham correta.

6. Vamos fazer um quiz para testar todos os teus conhecimentos?

7. Em www.kahoot.it insere o código gerado pelo quiz e carrega Enter. Depois, insere um nome de utilizador e prime Enter, mais uma vez. Assim que todos entrarem no quiz, podemos começar!

Por segurança, e para proteger a nossa privacidade, é recomendável:
– evitar utilizar o nosso nome completo como username;
– utilizar uma palavra-passe que contenha uma maior diversidade de caracteres (maiúsculas, números e símbolos), mas nunca dados pessoais como por exemplo a nossa data de nascimento.

8. Para cada pergunta há várias opções de resposta. Escolhe a que achares que está certa. Passa à próxima pergunta assim que todos responderem ou quando acabar o tempo! Ganha quem tiver mais respostas certas. Se houver mais de que uma pessoa com todas as respostas certas, ganha o que foi mais rápido a responder! Tens muitas perguntas para mostrares o que sabes!
Se errares alguma pergunta, podes sempre voltar atrás e rever as aulas. Diverte-te a explorar o maravilhoso mundo da eletrónica!

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS

  • Que componente é este?

A.  LED
B.  Breadboard
C.  Potenciómetro
D.  Interruptor

Resposta: B
A breadboard é uma placa de ensaio de circuitos. É a base onde construímos os nossos circuitos elétricos.
A parte superior é constituída por uma base de plástico com muitos furinhos, onde encaixamos os componentes. Na parte inferior estão vários contactos metálicos que ligam os furinhos acima e, consequentemente, os componentes eletrónicos que lá estiverem encaixados.

  • Que componente é este?

A.  Potenciómetro
B.  Breadboard
C.  Resistência
D.  Buzzer

Resposta: A
O potenciómetro é uma resistência variável. Rodando para um lado e para o outro, conseguimos aumentar ou diminuir a resistência, regulando assim a corrente elétrica no circuito.

  • Que componente é este?

A.  LED
B.  Buzzer
C.  Interruptor
D.  Resistência

Resposta: A
LED significa Diodo Emissor de Luz e é um componente que transforma a energia elétrica em energia luminosa. Tem duas perninhas: uma mais comprida a que corresponde o seu polo positivo e uma mais curta a que corresponde o seu polo negativo.

  • Que componente é este?

A. LED
B. Buzzer
C. Interruptor
D. Resistência

Resposta: B
Um buzzer é um componente que transforma a energia elétrica em energia sonora. Tem duas perninhas: uma mais comprida a que corresponde o seu polo positivo e uma mais curta a que corresponde o seu polo negativo.

  • Que componente é este?

A. Potenciómetro
B. Buzzer
C. Interruptor
D. Resistência

Resposta: C
Os interruptores interrompem ou não um circuito, abrindo-o ou fechando-o, assim bloqueando ou permitindo a passagem de corrente elétrica.

  • Que componente é este?

A. Potenciómetro
B. Buzzer
C. Interruptor
D. Resistência

Resposta: D
As resistências limitam a corrente elétrica que chega aos componentes, transformando a corrente elétrica que está a mais em energia térmica: ou seja em calor.

  • VERDADEIRO ou FALSO?

Uma resistência limita a corrente elétrica que passa num circuito.

Resposta: Verdadeiro
As resistências limitam a corrente elétrica que chega aos componentes, transformando a que está a mais em energia térmica: calor. Existem umas resistências mais fortes, outras mais fracas. Usamos um código de riscas coloridas para as distinguir. Quanto mais energia dissiparem, mais aquecem.

  • VERDADEIRO ou FALSO?

Os buzzers só deixam passar a energia elétrica num sentido: do mais para o menos.

Resposta: Verdadeiro
Os buzzers têm duas pernas: uma mais comprida a que corresponde o pólo positivo, e uma mais curta a que corresponde o pólo negativo. A energia elétrica entra na perna correspondente ao mais e sai na perna correspondente ao menos. A afirmação é verdadeira.

  • VERDADEIRO ou FALSO?

As resistências só deixam passar a energia elétrica num sentido: do positivo para o negativo.

Resposta: Falso
Ao contrário dos LEDs, as resistências não têm nem mais nem menos. Podemos colocá-las no sentido que quisermos, pois o sentido da corrente elétrica não tem aqui influência na sua passagem.

  • Distinguimos as resistências:


A. Pela largura das riscas
B. Pela cor das riscas
C. Pelo comprimento da resistência
D. Pelo formato da resistência

Resposta: B
As resistências limitam a corrente elétrica que chega aos componentes, transformando a que está a mais em energia térmica: calor. Existem resistências mais fortes, outras mais fracas. Usamos um código de riscas coloridas para as distinguir. 

  • LED significa:


A. Diodo Emissor de Luz
B. Diodo Elétrico Luminoso
C. Dispositivo Emissor de Luz
D. Dispositivo Elétrico Luminoso

Resposta: A
LED significa Diodo Emissor de Luz, em inglês, Light-Emitting Diode.

  • Os fios jumper são compostos por:


A. Plástico
B. Metal
C. Plástico revestido a metal
D. Metal revestido de plástico

Resposta: D
Os fios jumper são fios metálicos revestidos a plástico que nos permitem ligar componentes eletrónicos e criar assim circuitos elétricos. As cores do plástico dos fios jumper não têm influência no funcionamento do circuito, contudo são muito importantes porque, num circuito muito complexo, permitem-nos lê-lo melhor.

  • As três cores primárias da luz são:


A. Vermelho, Verde e Azul
B. Magenta, Azul Ciano e Amarelo
C. Vermelho, Amarelo e Azul
D. Vermelho, Verde e Amarelo

Resposta: A
As três cores primárias da luz são o vermelho, o verde e o azul. Com estas três cores, conseguimos obter todas as outras cores do arco-íris. Um facto curioso: as cores secundárias da luz. Elas correspondem às cores primárias que utilizamos quando pintamos algo com tintas, por exemplo. O azul-ciano é a junção do verde com o azul, o amarelo, a junção do verde com o vermelho, e o magenta, a junção do vermelho com o azul.

  • VERDADEIRO ou FALSO?

RGB significa Red, Green, Blue.

Resposta: Verdadeiro
RGB significa Red (R) , Green (G), Blue (B) e é um sistema de cores aditivo onde através das várias combinações das suas três cores primárias (vermelho, verde e azul) conseguimos obter todas as outras cores.

9. Então, conseguiste responder a tudo corretamente? Parabéns! 

Iniciamos na próxima aula um novo Tema. Até lá!

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