Passo-a-passo

Introdução

1. Explicamos aos alunos e alunas que vão construir a sua própria versão de uma pulseira de tornozelo inteligente, para contar os seus passos ou saltos.

Uma pulseira de tornozelo inteligente regista os nossos movimentos através do acelerómetro do dispositivo, e permite-nos saber o número de passos dados, o número de degraus que subimos, o tempo de descanso, etc. Dependendo da programação irá realizar umas ou outras funções.

Desenvolvimento

2. Formamos as equipas de trabalho e damos a cada uma delas: uma folha com o modelo de caixa, tesouras, um pouco de cartão e cola de tubo..

Vamos começar a atividade pedindo a cada equipa para montarem uma caixa e para a decorarem. Mostramos o Micro:bit para que tenham uma ideia do que vão colocar nele.

3. Para iniciarem a montagem, primeiro devem recortar o modelo/documento da caixa, colar o recorte numa caixa de cartão e recortar novamente a caixa, agora seguindo o contorno do modelo que colaram. É necessário que o cartão utilizado não seja demasiado grosso para que as crianças o possam recortar facilmente.

4. Após este passo estar concluído, pedimos-lhes que montem a caixa.

5. Indicamos às equipas que comecem a imaginar e a desenhar como é que poderão criar a faixa elástica que vai fazer com que a caixa que construíram anteriormente fique fixa no tornozelo. Indicamos os materiais que terão disponíveis para que os tenham em consideração ao pensar nos seus protótipos.


Podemos dar algumas ideias, mas o mais importante a ter em atenção é que esta faixa elástica deve ser suficientemente resistente para aguentar o peso da caixa com o Micro:Bit enquanto se anda ou salta.

6. Assim que acabem de desenhar a suas faixas elásticas, distribuímos o material de papelaria  (lápis, papel, tesoura, cola, etc) e o material reciclado para que as possam finalmente criar.

Para comprovar a sua resistência podem andar ou saltar com ela e ver se ela cai ou se mantém fixa.

Esta atividade decorre em duas sessões, pelo que é aconselhável guardar a caixa construída por cada uma das equipas para a sessão seguinte, evitando assim que os alunos fiquem sem fazer a atividade completa pela perda ou esquecimento da caixa.
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