8. Agora que já sabes tudo sobre condensadores, vamos passar ao próximo circuito. Este é um pouco mais complexo. Para construir o circuito I, vamos precisar de:
9. Começa por juntar as duas breadboards. Elas encaixam uma na outra, como se fossem duas peças de um puzzle. Assim, ficamos com uma base maior para montar o circuito.
10. Temos um componente novo, o transístor. E o que é um transístor? Tem três perninhas e podem ser PNP (positivo, negativo, positivo), ou NPN (negativo, positivo, negativo). Um transístor funciona como um interruptor e é usado no controlo de componentes.
O transístor tem uma parte plana e uma parte redonda. Ao colocares o transístor na breadboard, tem em atenção que a parte redonda deve ficar virada para o lado de fora da breadboard.
11. Monta o circuito como na imagem.
Neste circuito, vamos utilizar duas resistências de 1 kΩ (castanho, preto, vermelho), duas resistências de 22 kΩ (vermelho, vermelho, laranja) e dois condensadores pequenos.
INFORMAÇÃO ADICIONAL PARA PROFESSORES
É importante que explique aos alunos o que são, e o que fazem, os condensadores e os transístores. Coloque questões como:
• Onde os usamos?
• Para e em que são usados?
• Onde os podemos encontrar?
Mover informação dentro de um computador pode ser algo relativamente complexo. Por isso mesmo, quando chega ao destino, esta vem muitas vezes com ruído. O condensador, além de armazenar energia, pode operar de modo semelhante a um filtro. Neste caso, a sua utilização tem como função, entre outras, a diminuição deste ruído, fazendo com que a informação chegue onde precisa chegar sem grandes erros.
Por esta mesma razão, o condensador também é utilizado nos rádios. É ele que nos permite escolher e ouvir sem grandes perturbações a frequência da nossa rádio preferida (e não outra).
12. Liga as pilhas no circuito da direita apenas. Primeiro, liga o fio preto à coluna correspondente à perna mais à esquerda do transístor. Depois, liga o fio vermelho à coluna correspondente ao polo positivo do LED vermelho.
O que vês?
Apesar de só termos ligado as pilhas ao circuito mais à esquerda, tanto o LED vermelho, como o LED verde acendem. Isto acontece porque criámos, com os fios jumper, caminhos por onde a eletricidade pode passar de um circuito para o outro.
Também deves ter reparado que os LEDs brilham de forma intermitente. Isto acontece devido à presença dos transístores. Quando o transístor fecha o circuito de um lado, abre-o do outro, e vice-versa. A eletricidade passa em circuitos fechados, não em circuitos abertos.
Consequentemente, quando o circuito está fechado, o LED liga, quando está aberto, o LED desliga-se.