1. Para o circuito elétrico precisas destes materiais:
2. Monta o circuito do teu candeeiro. Uma dica: começa pelos LEDs! Atenção também às resistências. Estas são diferentes, ou seja, deixam passar valores diferentes de corrente elétrica para cada LED.
3. Retira a película protetora da breadboard e cola-a à parte de trás do suporte de pilhas, com as pilhas já colocadas.
4. Liga os fios do suporte de pilhas ao circuito como na imagem e carrega no interruptor para ligar o candeeiro. É bom sinal quando todos os LEDs acendem. Caso contrário, revê o que fizeste e verifica que todos os componentes estão onde deveriam estar.
5. Em seguida, desliga o circuito. Retira um dos fios jumper que esteja ligado à resistência de 22 K Ohms de um dos LEDs, e volta a ligá-lo na coluna correspondente ao polo positivo do LED (imagem).
6. Volta a carregar no interruptor e… Uau! O LED brilha agora com uma intensidade diferente.
Ao colocarmos o fio jumper antes da resistência, estamos a permitir que mais corrente elétrica passe pelo LED. Consequentemente, o LED brilha mais!
7. Experimenta de novo o candeeiro e testa todas as combinações possíveis: fio jumper antes da resistência versus depois da resistência.
Outra opção é desligarmos o LED, desconectando o fio jumper.
8. Mais uma vez, experimenta as várias combinações possíveis: o LED com a resistência, sem a resistência ou desligado.
As diferentes combinações de cores dos diferentes LEDs originarão diferentes cores. Mas isso só conseguirás perceber mesmo, mesmo bem, quando adicionares ao teu candeeiro um fantástico abajur! Este abajur funcionará como um difusor de luz. Vamos fazê-lo na próxima aula. Até lá!