1. Bem vindos, detetives de dados! Nesta aula vamos descobrir como é que os dados ficam guardados e viajam sempre que estamos online. Vamos ver como a informação se espalha, procurar informações privadas em exemplos de publicações e fazer as nossas próprias promessas de privacidade digital.
Vamos a isso?
Demonstração de purpurinas ou tintas
2. O professor vai distribuir confetes e purpurinas. Façam de conta que estes pequenos pontinhos são dados pessoais. Coisas como o vosso nome, o aniversário ou o vosso jogo online preferido.
3. Ao comando do professor, fiquem todos de pé! Deem um “high five” ao vosso colega, apertem as mãos, toquem em três secretárias e caminhem durante um minuto.
4. Passado o tempo, olhem para as vossas mãos, mangas, secretárias, até para o chão. Onde estão as purpurinas agora?
5. Será que poderemos alguma vez recuperar todas de volta? E porquê não?
Identificar as informações privadas
6. Agora vamos tornar-nos detetives de dados. Nas vossas equipas de três, olhem atentamente para o texto que têm à vossa frente – seja no Padlet ou na cópia impressa.
7. A vossa função é fazer um círculo ou assinalar tudo o que for considerado informação pessoal ou privada. Isto significa tudo o que possa ajudar alguém a identificar-vos, a contactar-vos ou a saber coisas que devem permanecer privadas.
8. Procurem coisas como nomes, moradas, aniversários, fotografias ou nomes de escolas.
9. Excelente trabalho. Vamos olhar juntos para a folha de respostas e ver o que encontraram. Deem um ponto a vocês próprios por cada detalhe privado que tenham detetado!
10. Cada equipa vai dizer ao professor uma coisa que tenha achado arriscado partilhar e uma ideia para uma forma mais segura de partilhar o mesmo tipo de coisa.
11. Lembrem-se de que nem tudo o que parece divertido ou normal para partilhar é sempre seguro. Se não tiverem a certeza, falem com um adulto de confiança antes de publicarem.
Promessas de pegada digital
12. Agora que já identificámos os riscos e aprendemos formas mais seguras de partilhar, cada um de vocês vai fazer uma promessa pessoal de privacidade. Um compromisso para se protegerem online. Podem utilizar palavras, símbolos, desenhos, o que for melhor para vocês. Esta é a vossa promessa, por isso tornem-na vossa.
13. Agora é a vossa vez. Usem o cartão da pegada ou o espaço do Padlet para escrever ou desenhar a vossa promessa. Podem decorá-la como quiserem.
14. Podem carregar ou colam o vosso trabalho na coluna A minha promessa no Padlet.
Conclusão e perspectivas futuras
15. Vimos que as pegadas digitais são o rasto que deixamos online. Os dados são persistentes e viajam, mas nós temos o direito e as ferramentas para os proteger.
16. Muito bem, que tal um desafio? Expliquem a atividade da purpurina aos vossos pais ou cuidadores, ou mostrem a promessa da sua pegada digital como forma de falar sobre a maneira como estão a aprender a ser seguros e respeitadores online. Até à próxima aula, Detetives de Dados!