Introdução

Com o propósito de um melhor entendimento das ferramentas digitais utilizadas nas diferentes atividades, recorremos a imagens (por exemplo, capturas de ecrã), sendo, no entanto, estas imagens pertença dos proprietários destas ferramentas.

O Scratch é uma linguagem de programação por blocos. Com ela, podes aprender a programar de um modo muito simples e divertido. Podes, por exemplo, fazer jogos como este: o gato e o rato.

O que vais aprender
Utilizar corretamente linguagens de programação gráfica para criar programas simples;
Conhecer alguns aspetos básicos sobre fundamentos da programação;
Saber como proteger a identidade ao utilizar as aplicações;
Ser capaz de selecionar e usar ferramentas digitais que permitam realizar atividades quotidianas (de lazer, aprendizagem, etc.);
Conhecer e utilizar recursos digitais que permitam desenvolver a criatividade;
Integrar e reelaborar conteúdos digitais;
Identificar necessidades e respostas tecnológicas;
Inovar e utilizar a tecnologia de forma criativa;
Promover a capacidade de organização e planificação;
Promover a resolução de problemas e a tomada de decisões

Recomendações gerais
Duração (em minutos): 50 – 60 minutos
Idade recomendada: 6 – 9 anos
Nível: Intermédio

Scroll to Top