Introdução

Exploração dos benefícios e riscos das aplicações de companheiros de IA através de debates orientados, dramatizações e reflexões sobre o bem-estar.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Os objetivos de aprendizagem foram definidos com base na Framework de Competências Digitais da União Europeia (DigComp. 2.0) e na Framework de Competências Críticas do Século XXI.

• Desenvolver competências na área da literacia tecnológica e pensamento computacional;
• Definir aplicações de companheiros de IA utilizando as suas próprias palavras;
• Identificar, pelo menos, dois benefícios emocionais e dois possíveis riscos das aplicações de companheiros;
• Aplicar as competências de proteção digital para decidir quando pedir ajuda a um adulto;
• Navegar, pesquisar e filtrar dados;
• Interagir através das tecnologias digitais (simuladas);
• Proteger os dados pessoais e a privacidade;
• Promover a Empatia;
• Desenvolver o Raciocínio crítico;
• Exercitar a Tomada de decisões;
• Desenvolver a Comunicação oral.

SUMÁRIO DA AULA

Aula 1: Exploração dos benefícios e riscos das aplicações de companheiros de IA através de debates orientados, dramatizações e reflexões sobre o bem-estar.

Aula 2: Identificação de sinais de alerta, usando o teste LEAL para avaliar os conselhos de um bot e construção de um plano com estratégias para fazer uma pausa e reforçar a empatia e a procura de ajuda, quando necessário.

Guia para Professores – IA e Emoções (PDF)Em breve

LINKS ÚTEIS

De forma a complementar os tópicos abordados neste Tema, disponibilizamos um conjunto de links abaixo (por exemplo, websites informativos, vídeos explicativos), sendo que, no entanto, o conteúdo destes links e websites é propriedade e da responsabilidade dos proprietários dos mesmos.

 Passo-a-passo para alunos.
Associação Norte-americana de Psicologia. (2025). “Utilização de chatbots de IA genéricos para apoio à saúde mental: Benefícios, limites e lacunas regulatórias.” (em inglês).
Carter, B., Akseer, N. e Hoedlmoser, K. (2023). “Tempo de ecrã e sono em crianças em idade escolar: Uma revisão sistemática de 67 estudos.” (em inglês) Canadian Family Physician, 69(2), 177-179.
Nieminen, J. e Huang, L. (2024). “Experiências de chatbots de IA generativa para a saúde mental: Um estudo qualitativo dos utilizadores.” (em inglês) Nature Mental Health, 2, Artigo 97.
Radesky, J. S., Kistin, C. J., Zuckerman, B., Nitzberg, K., Gross, J., Silverstein, M. e Auger, K. (2022). “Utilização frequente de dispositivos móveis para acalmar crianças em idade pré-escolar e subsequente desregulação emocional.” (em inglês) JAMA Pediatrics, 176(4), 384-391.
Childnet. (2023, 22 de maio). “O novo chatbot de IA do Snapchat e o seu impacto nos jovens.” (em inglês).
Common Sense Media. (2023, 10 de abril). “Ajudar as crianças a navegar no mundo da inteligência artificial.” (em inglês).
Fisher, M. (2025, 30 de abril). “Mensagens contraditórias sobre a IA para adolescentes.” (em inglês) Axios.
Google. (n.d.). “Seja incrível na Internet – Interland.” (em inglês).
Google. (n.d.). “Seja incrível na Internet: Recursos para educadores.” (em inglês).
Save the Children. (2023). “Construir um mundo digital seguro e positivo para as crianças é possível.” (em inglês).
Gabinete de Estudos e Políticas Globais da UNICEF. (2021). “Orientações políticas sobre a IA para crianças (Versão 2.0).” (em inglês).
UNICEF. (2025). “Melhores interesses da criança no ambiente digital (Resumo das políticas).” (em inglês).

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