Saber mais

Como funciona o holograma no telemóvel

A luz emitida pelo ecrã do telemóvel reflete e refrata ao mesmo tempo nas quatro faces da pirâmide, criando a ilusão de uma imagem que flutua no seu interior.

O Peixe-cão

Bodianus scrofa, Valenciennes, 1839

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Labridae
Género: Bodianus
Espécie: B. scrofa

O peixe-cão é endémico da Macaronésia (Madeira, Açores e Canárias).

Esta espécie é de extrema importância para o controle da população de ouriços do mar, que são a base da sua alimentação. Por este motivo, a pesca de peixe-cão passou a ser proibida nos mares da Região Autónoma da Madeira desde o dia 1 de agosto de 2022.

A invenção da holografia

A holografia foi criada em 1948 pelo cientista húngaro Dennis Gabor, para melhorar a qualidade das imagens dos microscópios eletrónicos. A invenção desta técnica foi tão importante que o fez ganhar um Prémio Nobel da Física. 

Atualmente, biólogos tiram grande proveito desta tecnologia com o uso de microscópios eletrónicos holográficos portáteis, para a observação do comportamento dos seres minúsculos que compõem o plâncton marinho no seu ambiente natural.

Aplicação no dia-a-dia

Alguns carros já projetam informações de GPS, velocidade, e outros dados, no para-brisa, de modo a facilitar a visualização para o condutor. Esses recursos são inspirados na holografia.

Holograma em concertos

Concertos holográficos têm contribuído também para que fãs de alguns artistas que já faleceram, como António Variações e Whitney Houston, possam rever os seus ídolos. O princípio de funcionamento é simples: imagens 2D projetadas em telas muito finas (e quase invisíveis aos espectadores) interagem com o cenário e com os músicos, criando a ilusão de um holograma tridimensional.

Scroll to Top