Introdução

INFORMAÇÃO ADICIONAL PARA PROFESSORES

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

  • Utilizar os códigos escritos, exprimindo e representando conhecimento na área da eletrónica e som.
  • Ativar conhecimentos prévios da literacia eletrónica para operar com sucesso os circuitos e a produção final proposta.
  • Adotar estratégias para investigar, comunicar os projetos e encontrar aplicação dos mesmos no quotidiano.
  • Compreender e, produzir informação estatística, mediante os dados recolhidos.
  • Desenvolver novas soluções a partir da informação recolhida.
  • Resolver situações problemáticas, de forma crítica e criativa, produzindo conhecimento a partir das mesmas.
  • Adotar comportamentos cooperativos, de partilha e construção de conhecimento.

O QUE VAIS APRENDER?

No final deste Tema, vais conseguir:

  • Identificar LEDs, interruptores, potenciómetros, breadboards, resistências, buzzers, condensadores, transístores e circuitos integrados.
  • Compreender qual a função dos componentes estudados no circuito.
  • Distinguir materiais condutores de materiais não condutores.
  • Reconhecer a importância dos circuitos integrados para o desenvolvimento tecnológico atual.

INFORMAÇÃO ADICIONAL PARA PROFESSORES

INDICAÇÕES PEDAGÓGICAS

  • Criar posters para serem expostos na escola, com possíveis explicações de resolução de problemas eletrónicos.
  • Desenvolver ações, no âmbito da cidadania, que reflitam problemáticas ambientais inerentes ao consumo de recursos naturais.
  • Criar dinâmicas de gestão de emoções (utilizando conceitos de eletrónica que se adequem. Por exemplo: criar um “potenciómetro” onde os alunos podem fazer o registo de como se sentiram no espaço de sala de aula).
  • Provocar reflexão crítica sobre utilização quotidiana dos elementos trabalhados.
Scroll to Top