SUMÁRIO DA AULA
Continuar o exercício da aula anterior, em que os alunos têm de resolver um conjunto de enigmas, recorrendo a ferramentas como o Sky Maps e o Google Earth.
MATERIAIS
• Tablets;
• Aplicação Abre-te Sésamo;
• Documento Descarregável “Cartas”.
PREPARAÇÃO
• Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Garantir que os tablets têm acesso à Internet;
• Garantir que a aplicação Abre-te Sésamo está instalada em todos os tablets;
• Instalar, através da PlayStore, as seguintes aplicações: Sky Map e Google Earth;
• Garantir a impressão das cartas do documento descarregável “Cartas”.
PLANO DA AULA
1. Formar os mesmos grupos da aula anterior;
2. Abrir a aplicação, distribuir a carta C para resolver o enigma utilizando o Sky Map;
3. Distribuir a carta D e auxiliar na resolução do enigma, com o Google Earth;
4. Jogar um jogo que aparece depois de resolvido o enigma.
Resolução
Abre-te Sésamo Carta C
Sky Map é uma aplicação que permite ver as estrelas, constelações, galáxias e planetas a qualquer hora do dia. Utiliza tecnologia 360º, pelo que, para nos movimentarmos no céu, só temos de virar o dispositivo para um lado ou para o outro, até encontrarmos a constelação Balança.
Solução: 6
À medida que resolvem o desafio, distribua a última pista aos grupos (carta D).
Resolução
Abre-te Sésamo Carta D
Para descobrir a resposta, é preciso entrar no Google Earth e clicar no ícone do leme, que os levará ao guia interativo do Voyager. Uma vez no programa, os alunos devem entrar na secção de Educação e procurar Contos de fadas do mundo inteiro.
Ao clicar em EXPLORAR, aparece o mapa mundo, onde podem descobrir contos de fadas de diferentes locais. No texto correspondente à página 1/11, encontrarão a resposta à carta D.
Solução: 3
Com o Google Earth é possível viajar virtualmente por todo o mundo. A secção Voyager oferece guias interativos, que te permitem descobrir curiosidades e novidades sobre o nosso planeta, através dos quais podemos aprender mais sobre a história, monumentos, lugares escondidos, etc.
Instruções
Abre-te Sésamo
Descobrindo o código certo, os alunos devem clicar na porta semi-aberta, de forma a aceder a um pequeno jogo. Para começar o jogo basta clicar na bandeira verde, sempre que queiram recomeçar o mesmo, depois de perderem.
Link do jogo: https://scratch.mit.edu/projects/345910935/