Aula 3

INFORMAÇÃO ADICIONAL PARA PROFESSORES

Antes da aula, deve preparar uma mesa com um pacote de manteiga fechado, um frasco de doce fechado e uma pilha de fatias de pão de forma. Nos primeiros 20 minutos da aula, é pedido aos alunos que elaborem uma lista de instruções em que expliquem, de forma muito clara, como fazer uma sandes de manteiga e doce. Pode ir dando algumas dicas, ajudando sempre que necessário. Após estes 20 minutos, recolha essas listas.

1. Imagina que tinhas acordado e que toda a gente na tua casa se tinha esquecido de como fazer o pequeno-almoço! Imagina que ninguém sabia o que fazer. Será que deviam abrir o pacote da manteiga primeiro? Ou cortar o pão? Imagina que eles nem sabiam o que utilizar para cortar o pão! Imagina que a tua memória estava muito boa! E que ainda sabias como fazer o pequeno-almoço! Assim sendo, só lhes tinhas de explicar como se faz uma sandes.

2. Pega num papel e num lápis e escreve a receita de uma sandes de manteiga e doce (sim, são mesmo muito gulosos). Lembra-te que deves listar todos os passinhos necessários para fazer a sandes.

INFORMAÇÃO ADICIONAL PARA PROFESSORES

Para testar, recolha os algoritmos de todos os alunos. E, um a um, siga minuciosamente todos os passos que os alunos listaram. Se os alunos não disseram para se abrir o pacote de manteiga antes de se barrar o pão… bem, não abra o pacote de manteiga. Se os alunos disseram para colocar o doce no pão, sem mencionar a abertura do frasco ou a utilização da faca… bem, o professor também não pode barrar o pão com doce, certo? O objetivo desta segunda metade da aula é demonstrar aos alunos, de uma maneira divertida e descontraída, a importância de listarmos instruções muito claras.

Já está? Vamos testar! Como correu? O que achas que deves completar no teu algoritmo?

3. Como reparaste, é muito importante sermos claros, sempre que damos instruções a algo ou alguém. Quando estiveres a programar, lembra-te disto, pois é essencial para que o computador entenda o que lhe queres dizer. E também é importante para o trabalho que vamos desenvolver na próxima aula.

Até lá!

Scroll to Top