Aula 2

1. Quem não gosta de bolos? Os bolos são ótimos! E alguns, para além de serem deliciosos, são muito simples de se fazer. Mas o que é que é preciso para fazer um bolo? Ingredientes, claro! E será que podemos colocar a quantidade de ingredientes que queremos, quando queremos, na tigela? Se calhar não… Talvez seja preciso uma receita!

2. Ao olharmos para uma receita vemos que esta se divide em duas partes.
• Na primeira, estão os ingredientes: uma lista de tudo aquilo que é preciso para fazer o bolo. Na segunda, os passos a tomar: uma lista de instruções que é necessário seguir para fazer o bolo.
• Na segunda parte da receita onde estão os passos a tomar, as instruções seguem uma determinada ordem e é importante que as façamos segundo essa mesma ordem.
Pensa: Será que faz sentido colocar o bolo no forno e só depois misturar a farinha, o açúcar e os ovos? Hmm… Nem por isso.

Outra caraterística é o tamanho das instruções. Normalmente, estas são frases curtas e muito diretas. Se fossem muuuuito longas e cheias de adjetivos, corríamos o risco de ficar perdidos no meio de tanta informação.
As instruções têm sempre uma duração: um princípio e um fim. Imagina se não tivessem uma duração: bateríamos a massa do bolo para sempre! O bolo ficaria no forno para sempre! Para que isso não aconteça, vem indicado, na receita, o tempo específico que dura cada um dos passos.

3. A receita que vimos é um ótimo exemplo do que é um algoritmo: uma lista de instruções que nos permite resolver um problema, neste caso, fazer um bolo.

INFORMAÇÃO ADICIONAL PARA PROFESSORES

Vamos, agora, criar um algoritmo para fazer uma limonada! Os ingredientes e as ferramentas já são dados. Distribui-se a ficha – material descarregável – aos alunos para que estes tentem resolver autonomamente o exercício. Claro que podemos sempre ir dando uma ajuda.

4. Com base no que já aprendeste, vais criar um algoritmo para fazer uma limonada – material descarregável! Damos-te os ingredientes e as ferramentas. Agora é a tua vez! Escreve a tua receita.

INFORMAÇÃO ADICIONAL PARA PROFESSORES

Dez minutos antes da aula terminar, fazendo uso de um quadro, corrige-se o algoritmo em conjunto. Os alunos são incentivados a partilharem a sua resolução.

5. Como percebeste, existem inúmeras maneiras de fazer uma limonada. Uns colocam açúcar, outros nem por isso. Uns espremem os limões, outros trituram-nos e filtram o sumo depois. Como vês, não há apenas uma solução para o problema, existem várias hipóteses de o resolver. Em seguida, apresentamos-te uma proposta de resolução.

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS

1.º Passo: Com uma faca, cortar cada um dos limões ao meio.

2.º Passo: Pegar numa metade do limão.

3.º Passo: Virar o lado com a polpa para baixo e colocá-lo em cima da saliência do espremedor.

4.º Passo: Espremer o limão até ele ficar sem sumo.

5.º Passo: Repetir o processo para as outras três metades que sobraram.

6.º Passo: Despejar o sumo que se encontra no espremedor para o jarro.

7.º Passo: Adicionar um litro de água ao jarro.

8.º Passo: Adicionar duas colheres de sopa de açúcar ao sumo.

9.º Passo: Mexer bem com uma colher até se dissolver todo o açúcar.

Acrescentarias alguma coisa? O que mudarias? Porquê?

6. Agora que percebeste o que é um algoritmo, corre até à cozinha mais próxima para fazeres a tua limonada!

Na próxima aula continuamos a falar de comida. Não, continuamos a falar de algoritmos!

Scroll to Top