Aula 1 original estúdio de jogos

1. Bem-vindos! Neste Tema, vais aprender a controlar personagens através do teu computador, dando-lhes instruções. Vais, em seguida, descobrir como funcionam os programas e jogos de computador!

2. Clica em https://studio.code.org/hoc/1.
Assim que entrares, aparecerá um vídeo introdutório. Se quiseres, podes vê-lo. Se não, clica no X no canto superior direito para fechares a janela.

NOTA: Podes clicar nas imagens demonstrativas da ferramenta para as ampliares.

Aqui tens o teu primeiro exercício: vais ter de ajudar os animais do jogo Angry Birds. O pássaro vermelho começa logo a dar instruções. Lê o que ele diz e clica OK.

Se a tua página estiver em inglês, clica na caixa de língua, no canto inferior esquerdo, e escolhe Português.

3. Neste exercício, tens de ajudar o pássaro a apanhar o porquinho malvado. Para saberes o que fazer nos diferentes níveis, é importante que leias a caixa das Instruções. Para resolveres este exercício, tens vários tipos de Blocos que podes utilizar. No Espaço de trabalho, tens já alguns blocos de instruções inseridos.

No Espaço de trabalho também tens a informação de quantos blocos vais precisar para concluíres o teu desafio. Para este nível, por exemplo, sabes que tens 2 / 3. Ou seja, já tens 2 blocos dos 3 que vais precisar.

Sem alterares nada, clica em Executar.

O que aconteceu? O pássaro andou em frente, mas não o suficiente para chegar ao porquinho malvado.

4. Vamos tentar ultrapassar com sucesso este desafio. Clica Repor para o pássaro voltar ao início.

5. Observa o Espaço de trabalho. Tens lá dois Blocos, um que diz quando executar (é este bloco que dá a instrução para a ação começar quando clicas no botão Executar) e um outro bloco, por baixo, que diz segue em frente. Já percebeste que só um passo em frente não chega para apanhar o porquinho malvado. O pássaro precisa de dar dois passos para isso! Então o que precisas de fazer é arrastar da área dos Blocos, mais um bloco segue em frente. Pressiona-o continuamente, com o botão esquerdo do rato, arrasta-o e junta-o aos restantes blocos do Espaço de trabalho, como vês na imagem.

Clica de novo em Executar. Já funcionou?

6. Caso te enganes e seja preciso apagar um bloco, basta que o arrastes novamente para a área dos Blocos.

7. Concluíste o primeiro desafio! Clica em Continuar para passares ao próximo nível.

8. Atenção, tens novas instruções. Segue-as e vais ver que consegues resolver todos os exercícios! Sempre que não conseguires à primeira basta clicares em Repor, e tentar as vezes que precisares. Será que consegues chegar ao nível 6? Vamos a isso!

9. Presta atenção ao exercício 6. Será que o consegues resolver adicionando apenas dois blocos como te é sugerido no Espaço de trabalho?

Na área dos Blocos tens um novo bloco! O bloco repita “5” vezes isto:. Este novo bloco faz com que as instruções que coloques dentro do mesmo sejam repetidas a quantidade de vezes indicada.

Experimenta arrastar o bloco segue em frente para dentro do bloco repita “5” vezes. Monta os blocos como na imagem e clica em Executar.

10. Usa o bloco repita “5” vezes isto: para passares os próximos níveis. Podes alterar o número de repetições como achares melhor. Basta que cliques no número “5” e que, com o teclado numérico, o substituas pelo número que achas que é o correto. Continua a tentar passar os níveis e atenção aos desafios que te vão surgindo! Será que consegues chegar ao nível 9? Vamos a isso!

11. Chegaste ao nível 9! Deves ter reparado que o jogo se está tornar mais desafiante… Até já tens blocos que não podem ser excluídos, ou alterados, no Espaço de trabalho, não é? Pensa bem em como podes superar este desafio.

12. No nível 10, surge um bloco novo. Este repete todas as instruções que lá colocares, até que o pássaro chegue ao porquinho malvado. A vantagem deste bloco é que não te obriga a saber o número de passos necessários.

Como neste exercício basta andar em frente, coloca um bloco segue em frente dentro do bloco, como na imagem

13. No exercício 12, mudamos de personagens! Vais agora tentar fazer com que o zombie chegue ao girassol. Os blocos são os mesmos. Lê as Instruções para que não haja dúvidas.

14. Atenção aos obstáculos no nível 13.

15. Exercício 14! Neste nível, encontras novamente  blocos que não podem ser excluídos, ou alterados, no Espaço de trabalho, mas isto não é novo… No entanto, repara no bloco se há caminho “para a esquerda”, isto. Este novo bloco faz com que, apenas se houver caminho à esquerda do zombie, a instrução indicada seja realizada. Se quiseres, podes usar a seta deste novo bloco, para alterares o sentido da instrução.

Neste exercício, queremos que, sempre que haja caminho à esquerda, o zombie vire à esquerda. Para isso, acrescenta o bloco virar à esquerda dentro do bloco anterior, como na imagem. Clica em Executar.

16. No exercício 16, encontras novamente novas personagens! Estamos, agora, na idade do gelo! Os blocos continuam a ser os mesmos e os objetivos… apenas um pouco mais complicados. Experimenta e encontra o caminho para a tão desejada bolota.

17. Mais uma novidade no exercício 18! Vais encontrar um bloco chamado: se há caminho “em frente” isto :___ se não ___. Este bloco é muito útil. Primeiro porque podes alterar, na seta, a direção que queres que seja considerada e, depois, porque se a primeira instrução que lá colocares dentro não poder ser realizada, ele realiza a outra.
Com este novo bloco já consegues realizar os próximos exercícios. Força!

18. Parabéns! Chegaste ao final deste desafio. Aprendeste muita coisa e já sabes trabalhar com programas que seguem instruções. Prepara-te para aprenderes ainda mais na próxima aula.

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