Sugestões Complementares

Galeria de Inspiração:

Apresentar aos alunos uma breve seleção de figuras públicas, personagens de ficção, criadores de conteúdo ou pessoas da comunidade que representem formas positivas de ser homem — exemplos que valorizem empatia, cuidado, responsabilidade, respeito, expressão emocional e igualdade de género.

Podem ser utilizados pequenos vídeos, excertos de entrevistas, imagens ou testemunhos.

Micro-Pesquisa Orientada:
Os alunos escolhem um exemplo positivo (pode ser alguém conhecido ou alguém próximo, como um familiar, professor, amigo ou atleta local) e pesquisam/partilham:

  • Qual atitude ou comportamento demonstra masculinidade positiva?
  • Que impacto essa postura tem nas pessoas à volta?
  • Que qualidades podem ser inspiradoras para outros rapazes/homens?

Painel “Masculinidades Que Inspiram”:

Cada grupo cria um pequeno cartão digital ou físico (frase + imagem/ilustração) e contribui para um mural coletivo da turma.

Este painel pode ser exposto na escola ou publicado nas redes da turma/escola (se adequado e autorizado), promovendo referências saudáveis.

Scroll to Top