Aula 2

1. Olá novamente! Hoje vamos falar sobre a partilha de dados pessoais online – o que é correto, o que é privado e como falar quando algo não parece correto. No final, compreenderão a importância do consentimento, juntamente com os vossos próprios cartões de consentimento digital, que levarão para casa e usarão na vossa vida do dia-a-dia.

História da foto surpresa da Ana

2. Vamos começar com um conto chamado Foto surpresa da Ana. Enquanto lemos, reparem em como a Ana se sente e nas escolhas que os adultos fazem. 

3. O professor vai convidar voluntários para lerem um parágrafo cada um, fazendo uma rotação de leitores até a história acabar. No final da leitura, vamos colocar as questões no ecrã/Padlet:

  • Quem é que consegue resumir o que aconteceu à Ana nesta história?
  • Como acham que a Ana se sentiu nesse momento?
  • Já vos aconteceu algo deste género a vocês ou a alguém que conhecem?
  • Porque é que um pai, familiar ou amigo pode achar que é correto publicar esse tipo de fotografia?

Pode ser partilhado ou é privado?

4. Em pares, decidam com o vosso parceiro quais os itens que podem ser partilhados online e quais os que são privados. Escrevam OK ou Privado ao lado de cada um. Se não tiverem a certeza em relação a alguma coisa, ou se acharem que às vezes pode ser partilhado mas que também é PRIVADO, podem responder DEPENDE.

5. No ecrã ou num flipchart ou quadro preparado pelo professor, cada par vai assinalar o que marcaram como OK, o que puseram como Privado e as coisas que acham que Depende.

6. Como vimos, por vezes, não se trata apenas de um claro sim ou não. Pode depender da situação – quem vai ver o conteúdo, onde vai ser publicado e como vos faz sentir.

Por isso, paramos e pensamos primeiro, porque o que está bem numa altura pode não estar bem noutra altura e isso pode mudar de pessoa para pessoa.

Conclusão e Cartões de Consentimento Digital

7. Recapitulem que os sentimentos são importantes quando se trata de estar online e que não há problema em estabelecer limites.

8. Nos cartões de consentimento digital, distribuídos pelo professor, adicionem uma mensagem que gostariam que os pais, familiares ou amigos recordassem, como “Pergunta-me primeiro, por favor!”.

Decorem com autocolantes ou emojis se estiverem a utilizar o Padlet.

9. Lembrem-se: Vocês têm direitos digitais, mesmo enquanto jovens, e têm de ser ouvidos. Continuem a falar com adultos e amigos em quem confiam sobre o que é adequado publicar.

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