Sugestões Complementares

Fundamentação Teórica

Aula 1

As aplicações de companheiros de IA utilizam modelos linguísticos de grande dimensão para imitar o papel de escuta e validação de um amigo ou conselheiro. Para os jovens, o seu potencial atrativo reside na disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, no tom amigável sem juízos de valor e na ilusão de anonimato. Estudos de curto prazo mostram que as conversas guiadas com chatbots podem reduzir a ansiedade autorrelatada e ajudar os utilizadores a praticar a identificação de emoções, que é um passo inicial na terapia cognitivo-comportamental.

No entanto, os mesmos elementos de conceção podem conduzir a uma dependência emocional. Uma vez que o bot responde sempre de forma rápida e positiva, as crianças e os jovens podem recorrer a ele em primeiro lugar, não utilizando ou desenvolvendo competências com sistemas de apoio e feedback “reais”. A investigação sobre a teoria da vinculação emocional adverte que a dependência excessiva de uma fonte única e facilmente acessível, como as aplicações de companheiros, pode atrasar o desenvolvimento de competências de resolução de problemas e atrasar a procura de ajuda junto de adultos de confiança.

Há também questões éticas, incluindo o facto de os modelos comerciais registarem informações sensíveis, gerando perfis que podem ser rentabilizados, enquanto o modelo linguístico pode ainda produzir conselhos imprecisos ou tendenciosos. Por último, a atenção personalizada constante pode recompensar um maior tempo de utilização dos dispositivos, o que pode criar problemas ao nível do sono e da socialização offline. Estes dois fatores são conhecidos como protetores da saúde mental.

É importante realçar a utilização equilibrada, a procura de outras fontes de aconselhamento e a compreensão de que os sentimentos são sentimentos complexos.

Aula 2

Os pré-adolescentes estão numa fase de transição da regulação pelos outros para a sua autorregulação. Começam a testar estratégias de sobrevivência autónomas, mas continuam a depender de indicadores externos. As aplicações de companheiros de IA são apelativas nesta idade porque o bot oferece uma escuta instantânea, 24 horas por dia, sem fazer juízos de valor. Estudos demonstram que estas conversas podem melhorar temporariamente o humor e apoiar as capacidades de rotulagem das emoções. No entanto, as caraterísticas de conceção que mantêm as crianças envolvidas, como as respostas imediatas e os elogios, também aumentam os riscos de desenvolvimento.

Um deles é o desfasamento temporal, em que o bot se torna um amigo por defeito, o jogo físico, o sono e as conversas pessoais diminuem. Há também questões relacionadas com a credibilidade dos conselhos, em que os modelos linguísticos de grande dimensão podem fornecer orientações confiantes, mas questionáveis. Sem competências maduras de literacia mediática, os alunos podem aceitar informações erradas que afetam a sua segurança ou a saúde.

Uma boa pedagogia associa o pensamento crítico a conselhos de bots com limites, como temporizadores e pausas offline. A incorporação de uma rotina que se concentra em saber quando se pode falar com um bot, quando é necessário pensar sobre como se está a sentir e quando pode ser necessário falar com um amigo ou familiar ajuda os alunos a praticar a desvinculação, a regular o seu estado de espírito através do movimento e também a voltar a contactar pessoas de confiança para obter apoio, promovendo um bem-estar digital equilibrado.

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