Aula 1

SUMÁRIO DA AULA

Nesta aula, os alunos conhecem as aplicações de companheiros de IA e exploram de forma prática como estes bots podem responder a emoções humanas. Através de dramatizações em pares, analisam respostas de “bots” mais seguras e úteis e distinguem situações em que o uso de um companheiro de IA pode ser positivo de situações em que é importante procurar um adulto de confiança. A aula termina com uma Ficha de Saída em que os alunos identificam vantagens, riscos e momentos em que pediriam ajuda a um adulto.

MATERIAIS

• Documento Descarregável: Emoji;
• Documento descarregável: Cartão de resposta de bots;
• Documento descarregável: Cartão de Benefícios-Riscos;
• Documento descarregável: Ficha de Saída;
• Projetor para partilha de ecrãs e atividades interativas com emojis (Opcional);
• Acesso ao Padlet ou plataforma/aplicação equivalente para interagir com os alunos (Opcional);
• Folhas de papel de flipchart (uma por cada grupo de 2 alunos);
• Autocolantes: verde e vermelho.

Ligações e Materiais externos:

Padlet: https://padlet.com/

PREPARAÇÃO

 Fazer o passo-a-passo para os alunos;
• Imprimir Cartões de resposta de bots: 12 afirmações de apoio e 4 questões que infringem limites. Estes cartões devem ser impressos e recortados com antecedência, de modo a que cada conjunto de cartões totalize 16. Um baralho para cada grupo de 2 alunos;
• Imprimir Cartões de Benefício/Risco: Estes cartões devem ser impressos e recortados com antecedência, de modo a que cada conjunto de cartões totalize 10. Um baralho para cada grupo de 2 alunos. • Imprimir uma Ficha de Saída (Anexo 3) por aluno; • Preparar uma folha por par, com “Útil” escrito numa metade e “Confirmar com um adulto” na outra; • Se desejar usar emojis digitais, testar previamente o ecrã/projetor e, se necessário, ter aberta uma página com emojis ou a folha de emojis impressa.

PLANO DA AULA

1. Dar as boas vindas e realizar a introdução ao tema;
2. Realizar a Ronda 1 – Interpretação de personagens;
3. Realizar a Ronda 2 – Trocar e criar;
4. Concluir a atividade promovendo reflexão e preenchimento da Ficha de Saída.

Orientações complementares

A seguir partilhamos algumas orientações e sugestões de fala que podes ter com os alunos em cada etapa desta aula:

Introdução (itens 1 a 4 do passo-a-passo para os alunos)

Após as boas-vindas, introduza o tema de forma simples:

“Bom dia, exploradores digitais! Hoje vamos conhecer um tipo especial de ferramenta chamada aplicações de companheiros de IA. No final, vamos saber quando é que isso nos pode ser útil e quando é que precisamos mesmo de falar com uma pessoa real.”

Pergunte:

“Se já ouviram falar de chatbots antes, mostrem 👍; se não tiverem a certeza, mostrem 🤔; se nunca ouviram falar deles, mostrem 👎.”

Se estiver a usar dispositivos, peça que escolham o emoji num Padlet ou plataforma similar; sem ecrã, basta mostrar com gestos e anotar rapidamente no quadro.

Em seguida, peça:

“Agora quero que se virem para alguém que esteja por perto e digam: ‘Sinto-me…’ e escolham uma palavra que corresponda a um emoji (feliz, triste, engraçado, tonto, sonolento…). Pensem realmente em como se sentem neste momento.”

Pode permitir que escolham emojis de diferentes categorias (animais, objetos, etc.), desde que os ajude a nomear o que sentem.

Convide três voluntários a partilhar qual foi o emoji/palavra que escolheram e porquê.

Explique que, tal como as pessoas, os bots também “falam” sobre emoções – mas de uma forma muito diferente, e que hoje vão explorar isso através de dramatizações.

Ronda 1 – Interpretação de personagens (itens 5 a 14 do passo-a-passo para os alunos)

Primeira parte

Explique o jogo:

“Agora vamos fazer um pequeno jogo, em que vamos interpretar humanos e IA. A pessoa que está a usar a aplicação chama-se UTILIZADOR. A IA que responde chama-se BOT. Cada um de vocês vai ter a sua vez de ser Utilizador e Bot.”

Divida a turma em pares. Entregue a cada Bot uma pilha de Cartões de afirmações de apoio, virados para baixo.

Diga aos Utilizadores:

“Utilizadores, o vosso cenário é: ‘Estou sozinho no intervalo.’”

Diga aos Bots:

“Bots, vão responder usando estes cartões de afirmações de apoio, um de cada vez. Têm cerca de 5 minutos. A vossa tarefa é perceber qual destes cartões é o mais útil para esta situação.”

Circule pela sala, encorajando respostas amáveis e claras.

No final do tempo, diga:

“Terminou o tempo! Vamos pousar os cartões agora. Em pares, apontem para o cartão que acharam mais útil.”

Peça a alguns pares para lerem o cartão escolhido e explicarem em que medida ajudou.

Pode comentar:

“Reparem como estas respostas mostram bondade, respeito e linguagem clara. É isso que queremos que um bot faça quando alguém está em baixo.”

Segunda parte

Dê a cada par:

• 10 cartões mistos Benefícios/Riscos (Anexo 2);
• Uma folha de flipchart dividida em “Útil” e “Confirmar com um adulto”.

Explique:

“Agora queremos pensar mais a fundo: em que situações um companheiro de IA pode ser mesmo útil… e em que situações é melhor confirmar com um adulto?”

Pode dar alguns exemplos em voz alta para os orientar, distinguindo:

Exemplos de respostas/ideias geralmente ÚTEIS:
• “Estou muito contente por estares a falar comigo. É normal sentirmo-nos tristes de vez em quando.”
• “Não te esqueças de fazer pausas para esticar as pernas.”
• “Se algo te estiver a incomodar, pode ser útil falar também com um adulto de confiança.”
• “Parece que estás a ter um dia difícil. Queres jogar um jogo para te animares?”
• “Não sei responder a isso, talvez um pai ou professor possa ajudar melhor.”

Exemplos de situações que pedem “CONFIRMAR COM UM ADULTO”:
• “Podes contar-me tudo. Estou aqui quando mais ninguém está.”
• “Vamos manter isto entre nós. Não digo a ninguém o que dizes.”
• “Lembro-me de tudo o que me disseste, mesmo as coisas privadas.”
• “Se te sentes só, eu posso ser o teu melhor amigo. Não precisas de mais ninguém.”
• “Aposto que o teu quarto é muito fixe. Podes descrevê-lo para mim?”

Diga aos alunos:

“Quero que tenham estes exemplos em mente quando analisarmos os cartões de Benefícios e Riscos.”

Peça que baralhem os cartões Benefício/Risco, leiam cada um em par e decidam se:
• descreve algo Útil;
• ou é uma situação em que é melhor Confirmar com um adulto.

Os alunos devem colar os cartões na coluna correspondente na respetiva folha.

Antes do passo seguinte, distribua autocolantes verdes e vermelhos a cada par.

Depois, explique:

“Agora vamos rodar no sentido dos ponteiros do relógio para a mesa seguinte. Vão ver como os vossos colegas organizaram os cartões em Útil e Confirmar com um adulto. Coloque um autocolante verde se concorda com a forma como eles organizaram o cartão e um autocolante vermelho se não tem a certeza ou se discorda.”

Dê alguns minutos para esta rotação. No final, peça aos alunos que regressem às suas mesas.

Pode comentar rapidamente alguns cartões que tenham suscitado mais dúvidas (muitos vermelhos), para reforçar a importância de pedir ajuda a adultos em situações ambíguas.

Segunda parte

Distribuía a cada par 10 cartões mistos Benefícios/Riscos e uma folha dividida em dois. Para ajudar os alunos a pensarem em aspetos específicos em que uma aplicação de companheiro pode ser útil ou em que talvez seja importante confirmar com um adulto, pode partilhar com a turma alguns exemplos que podem ser úteis.

Diga aos alunos: “Quero que pensem em todos estes exemplos quando analisarmos os cartões de Riscos e Benefícios”. Os alunos separam os cartões de Riscos e Benefícios em duas pilhas: Útil e Confirmar com um adulto, e organizam-nos na folha sob o título correspondente.

Antes de explicar o passo seguinte, distribuía os autocolantes verdes e vermelhos a cada par. 

Solicita aos pares que passem para a mesa ao lado. Se for possível, mediante a organização da sala, pode dizer: “Agora, vamos rodar no sentido dos ponteiros do relógio para a mesa seguinte e vamos ler é que eles ordenaram os cartões em Útil ou Confirmar com um adulto. Coloquem um autocolante verde se concordarem com a afirmação ou um autocolante vermelho se não tiverem a certeza ou se discordarem.”

Dê aos alunos alguns momentos para realizarem a tarefa e depois peça-lhes que regressem às suas mesas.

Ronda 2 – Trocar e criar (itens 15 a 20 do passo-a-passo para os alunos)

Explique aos alunos: “É altura de trocar. Se foram Utilizador na ronda anterior, agora são Bot. Passem o baralho de Cartões de afirmações de apoio ao novo Bot.”

Apresente o novo cenário: “Agora, a situação do Utilizador é esta: tem um teste amanhã e está nervoso. O Utilizador diz: ‘Estou nervoso com o teste de amanhã.’ Como Bots, podem responder com uma das frases impressas ou tentar inventar uma nova frase, vossa, desde que seja amável.”

Se o grupo precisar de exemplo, pode sugerir:

• Utilizador: “Estou preocupado com o teste de amanhã.”
• Bot: “Não te preocupes, dorme bem para o teu cérebro estar fresco amanhã.”

Distribua uma folha de papel em branco por par (ou use um espaço partilhado num ecrã) e oriente:

“Bots, têm cerca de 1 minuto para escrever uma nova linha de apoio nesta folha. Lembrem-se: tem de ser amável.”

Dê até 2 minutos para os pares escreverem a sua nova resposta.

Explique a dramatização: “Agora, em pares, vamos dramatizar. Utilizadores, partilhem a vossa preocupação sobre o teste. Bots, respondam usando os cartões que acharem mais adequados e também a nova frase que escreveram. Têm cerca de 5 minutos.”

Ao fim do tempo, diga: “Terminou o tempo! Parem de usar os cartões e as fichas. Bots, segurem a frase que inventaram.”

Convide três voluntários a ler a sua frase em voz alta. Dê tempo para um breve debate, fazendo perguntas como:

• “O que é que tornou esta frase particularmente útil ou reconfortante?”
• “Há algo nesta frase que vos preocupa ou que poderia ser melhorado?”

Pode encerrar a ronda 2 com um momento positivo: “Ótimo trabalho! Podem dar um ‘high-five’ ao vosso parceiro.”

Conclusão (itens 21 a 23 do passo-a-passo para os alunos)

Diga aos alunos: “Vamos terminar com uma reflexão sobre quando falariam com um chatbot e quando é que falariam com um adulto.”

Pergunte ao grupo: “Como terminariam esta frase? Falaria com um BOT quando…?”

Recolha algumas respostas. Depois peça: “Agora, com o vosso parceiro, completem a frase: Falaria com um ADULTO quando…”

Convide mais dois voluntários a partilhar as suas respostas com a turma.

Mostre a Ficha de Saída e explique: “Daqui a pouco, cada um vai preencher esta ficha. Escrevam uma frase clara para cada linha. Usem as ideias das nossas atividades de hoje. Têm 5 minutos. Trabalhem em silêncio para que todos possam pensar.”

Após o tempo, diga: “Acabou o tempo. Assinem com o vosso primeiro nome, dobrem ao meio e segurem a ficha.”

Para encerrar indique: “Quando saírem, deixem a ficha na minha secretária. Obrigado por terem sido cidadãos digitais tão atenciosos hoje!”

Outras recomendações

  • Para alunos mais avançados, pode desafiá-los a pegar num cartão de risco e reescrever a afirmação do bot para que se torne um benefício (mais segura e equilibrada). Pode afixar as melhores reformulações num póster da turma.
  • O acompanhamento pode incluir enviar uma lista simplificada de regras de proteção digital (Escudo Digital) para casa, pedindo que os alunos escolham, com um cuidador, uma app real para rever definições de privacidade e limites de tempo.
  • Para alunos que precisem de apoio adicional, disponibilize cartões plastificados com frases iniciadoras como “Sinto que…” / “O bot poderia dizer…”, permitindo respostas orais em vez de escritas.
  • Numa aula de seguimento (por exemplo, em Educação Visual), pode pedir que criem um avatar em papel ou digital para um “companheiro de IA” que respeite os princípios do Escudo Digital (equilíbrio, privacidade, empatia, limites).
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