Aula 1

1. Olá! Bem vindos ao Tema Masculinidade Positiva e Tóxica 1. Nesta aula vamos promover uma reflexão crítica sobre os estereótipos de género, com foco na masculinidade positiva e na desconstrução da masculinidade tóxica. Utilizaremos dramatizações e jogos para explorar emoções, respeito e igualdade.

Vamos a isso!


2. Jogo: “Quem pode?”

O professor vai distribuir cartões com tarefas (ex.: cozinhar, liderar uma equipa, cuidar de um bebé, jogar futebol). Em grupo, decidem quem pode fazer cada tarefa.

3. Atividade: Dramatização “O João não pode chorar?”

O professor vai distribuir fichas de dramatização. Em pares, encenam situações em que um rapaz é criticado por mostrar emoções. Depois, trocam os papéis e encenam uma resposta positiva.

Após a realização das dramatizações será feita uma reflexão em grupo: “Como nos sentimos?” “É justo?”


4. Atividade: Cartaz coletivo “O que é ser rapaz?”:

Cada aluno escreve ou desenha uma ideia sobre o que significa ser rapaz. O professor orienta para incluir emoções, respeito, amizade, cuidado, etc.

Após a construção do Cartaz coletivo, o professor e a turma podem organizar um local na sala de aula para mantê-lo em exposição.

5. Atividade: Ficha:

Cada aluno preenche a ficha com reflexões sobre os aspetos da masculinidade como: “Uma coisa que aprendi hoje…” / “Uma coisa que quero mudar…”.

6. Conclusão:

Para concluirmos esta aula, o professor vai pedir que os alunos partilhem as reflexões escritas nas fichas.

Scroll to Top