Aula 1

1. Olá! Hoje vais olhar para o mundo digital de outra forma: por dentro das decisões dos algoritmos que escolhem o que vês no teu feed.

Vamos a isso?

O que é um algoritmo?

2. Pensa nas tuas redes sociais favoritas.

  •  Já reparaste que o conteúdo parece “feito para ti”?
  • Achas que é coincidência?

Os algoritmos são conjuntos de regras que decidem o que aparece no teu feed. São como um DJ invisível que escolhe as músicas — mas aqui, escolhe vídeos, posts e anúncios com base no que fazes online.

O professor vai propor que reflitas e debates com os teus colegas sobre perguntas como:

  • Um algoritmo conhece-te?
  • O que é que ele sabe sobre ti?
  • Porquê que sabe isso?
  • Achas que te pode conhecer melhor do que um amigo ou familiar?

Depois, o professor vai dar-te um exemplo com vídeos de “fails” (quedas, acidentes engraçados, etc.) para explicar como funcionam os algoritmos de previsão:

  • Vês 2 vídeos de fails.
  • A aplicação regista o que escolheste ver.
  • No dia seguinte, aparecem-te muitos mais vídeos parecidos.

Reflete e partilha a tua opinião:
Quem está a escolher o que vês a seguir — tu ou o algoritmo?

O jogo dos algoritmos

3. O professor vai propor-te um jogo chamado “Algoritmo Humano”. Nesta atividade, tu e os teus colegas vão representar como funcionam os algoritmos de recomendação.

Neste jogo, tu vais fingir que és um algoritmo. A tua função é manter o utilizador a olhar para o ecrã durante o máximo de tempo possível.

  • À tua frente está um pack de feed com vários cartões de conteúdo de redes sociais (Imagens, posts, vídeos, etc.).
  • Cada cartão representa um tipo de publicação que poderia aparecer no feed de alguém.

O teu grupo vai ter uma folha dividida em três colunas:

  • SIM – Chama definitivamente a atenção
  • TALVEZ – Pode chamar a atenção, dependendo do utilizador
  • NÃO – É pouco provável que atraia a atenção ou seja cativante

A tua tarefa é:

  1. Ler e observar cada cartão de conteúdo.
  2. Perguntar: “Será que isto vai chamar a atenção do utilizador e mantê-lo a fazer scroll?”
  3. Colocar cada cartão na coluna SIM, TALVEZ ou NÃO, de acordo com esse objetivo.

Lembra-te:

  • Tu és o algoritmo.
  • Queres dados e atenção.
  • O objetivo é manter as pessoas a assistir o máximo de tempo possível.

No fim, olha para a folha do teu grupo e repara:

  • Que tipo de cartões ficaram na coluna SIM?
  • Que tipo de conteúdos ficaram no NÃO?
  • Há temas que aparecem muito na coluna SIM?

Guarda essas observações para a discussão a seguir.

Discussão em grupo

4. Depois do jogo, conversa com o teu grupo sobre o que aconteceu:

  • Que tipo de conteúdos foram parar à coluna SIM? Porquê?
  • Houve conteúdos que não eram importantes, mas chamavam muito a atenção?
  • Todos os tipos de conteúdos tiveram a mesma hipótese de aparecer no feed?
  • Achas que, na vida real, os algoritmos também “escolhem” o que tem mais probabilidade de te prender ao ecrã?

Depois, liguem isto à vossa própria experiência:

  • Os algoritmos ajudam-te ou controlam-te?
  • Já te sentiste “preso” a uma app ou num ciclo de recomendações parecidas?
  • O que ganhas (ou perdes) quando passas muito tempo num feed?

Anota 2 ideias para partilhar com a turma sobre o que aprenderam com o jogo.

Como equilibrar o teu tempo digital

5. Agora que percebeste melhor como os algoritmos funcionam, pensa em formas de ter mais equilíbrio digital e recuperar o controlo do teu tempo online.

Por exemplo, podes:

  • Desligar notificações desnecessárias.
  • Definir momentos do dia em que não usas o telemóvel.
  • Fazer pausas no scroll quando perceberes que estás só a “passar o tempo”.
  • Escolher de forma consciente o que queres ver e seguir.
  • Usar parte do teu tempo online para criar, aprender ou falar com pessoas importantes para ti — e não só para ver recomendações automáticas.

Se quiseres, escreve 2 estratégias pessoais para melhorares o teu bem-estar digital.

Conclusão

6. No final da aula, o professor vai pedir que completes no teu caderno (ou no quadro) frases como:

  • “O algoritmo ajuda-me quando…”
  • “Preciso de cuidado digital quando…”

Depois, vais também completar:

  • “Um algoritmo é…”
  • “Posso ter mais controlo digital quando…”

Partilha as tuas ideias com a turma.

Lembra-te:
O algoritmo aprende com as tuas ações e é um reflexo do tipo de conteúdo que mais assistes, mas és tu que decides o que queres alimentar.

Scroll to Top