1. Olá! Hoje vais olhar para o mundo digital de outra forma: por dentro das decisões dos algoritmos que escolhem o que vês no teu feed.
Vamos a isso?
O que é um algoritmo?
2. Pensa nas tuas redes sociais favoritas.
Já reparaste que o conteúdo parece “feito para ti”?
Achas que é coincidência?
Os algoritmos são conjuntos de regras que decidem o que aparece no teu feed. São como um DJ invisível que escolhe as músicas — mas aqui, escolhe vídeos, posts e anúncios com base no que fazes online.
O professor vai propor que reflitas e debates com os teus colegas sobre perguntas como:
Um algoritmo conhece-te?
O que é que ele sabe sobre ti?
Porquê que sabe isso?
Achas que te pode conhecer melhor do que um amigo ou familiar?
Depois, o professor vai dar-te um exemplo com vídeos de “fails” (quedas, acidentes engraçados, etc.) para explicar como funcionam os algoritmos de previsão:
Vês 2 vídeos de fails.
A aplicação regista o que escolheste ver.
No dia seguinte, aparecem-te muitos mais vídeos parecidos.
Reflete e partilha a tua opinião: Quem está a escolher o que vês a seguir — tu ou o algoritmo?
O jogo dos algoritmos
3. O professor vai propor-te um jogo chamado “Algoritmo Humano”. Nesta atividade, tu e os teus colegas vão representar como funcionam os algoritmos de recomendação.
Neste jogo, tu vais fingir que és um algoritmo. A tua função é manter o utilizador a olhar para o ecrã durante o máximo de tempo possível.
À tua frente está um pack de feed com vários cartões de conteúdo de redes sociais (Imagens, posts, vídeos, etc.).
Cada cartão representa um tipo de publicação que poderia aparecer no feed de alguém.
O teu grupo vai ter uma folha dividida em três colunas:
SIM – Chama definitivamente a atenção
TALVEZ – Pode chamar a atenção, dependendo do utilizador
NÃO – É pouco provável que atraia a atenção ou seja cativante
A tua tarefa é:
Ler e observar cada cartão de conteúdo.
Perguntar: “Será que isto vai chamar a atenção do utilizador e mantê-lo a fazer scroll?”
Colocar cada cartão na coluna SIM, TALVEZ ou NÃO, de acordo com esse objetivo.
Lembra-te:
Tu és o algoritmo.
Queres dados e atenção.
O objetivo é manter as pessoas a assistir o máximo de tempo possível.
No fim, olha para a folha do teu grupo e repara:
Que tipo de cartões ficaram na coluna SIM?
Que tipo de conteúdos ficaram no NÃO?
Há temas que aparecem muito na coluna SIM?
Guarda essas observações para a discussão a seguir.
Discussão em grupo
4. Depois do jogo, conversa com o teu grupo sobre o que aconteceu:
Que tipo de conteúdos foram parar à coluna SIM? Porquê?
Houve conteúdos que não eram importantes, mas chamavam muito a atenção?
Todos os tipos de conteúdos tiveram a mesma hipótese de aparecer no feed?
Achas que, na vida real, os algoritmos também “escolhem” o que tem mais probabilidade de te prender ao ecrã?
Depois, liguem isto à vossa própria experiência:
Os algoritmos ajudam-te ou controlam-te?
Já te sentiste “preso” a uma app ou num ciclo de recomendações parecidas?
O que ganhas (ou perdes) quando passas muito tempo num feed?
Anota 2 ideias para partilhar com a turma sobre o que aprenderam com o jogo.
Como equilibrar o teu tempo digital
5. Agora que percebeste melhor como os algoritmos funcionam, pensa em formas de ter mais equilíbrio digital e recuperar o controlo do teu tempo online.
Por exemplo, podes:
Desligar notificações desnecessárias.
Definir momentos do dia em que não usas o telemóvel.
Fazer pausas no scroll quando perceberes que estás só a “passar o tempo”.
Escolher de forma consciente o que queres ver e seguir.
Usar parte do teu tempo online para criar, aprender ou falar com pessoas importantes para ti — e não só para ver recomendações automáticas.
Se quiseres, escreve 2 estratégias pessoais para melhorares o teu bem-estar digital.
Conclusão
6. No final da aula, o professor vai pedir que completes no teu caderno (ou no quadro) frases como:
“O algoritmo ajuda-me quando…”
“Preciso de cuidado digital quando…”
Depois, vais também completar:
“Um algoritmo é…”
“Posso ter mais controlo digital quando…”
Partilha as tuas ideias com a turma.
Lembra-te: O algoritmo aprende com as tuas ações e é um reflexo do tipo de conteúdo que mais assistes, mas és tu que decides o que queres alimentar.