Aula 1

SUMÁRIO DA AULA

Introduzir o Tema da Eletrónica aos alunos. Nesta aula os alunos têm a oportunidade de criar um conjunto de circuitos elétricos, que lhes permite perceber os mecanismos de ligação dos vários componentes.

MATERIAIS

Por aluno:
1 Breadboard;
2 LEDs;
1 Botão de pressão;
1 Resistência;
2 Pilhas AA;
1 Suporte de pilhas;
2 Fios jumper.

PREPARAÇÃO

Fazer o passo-a-passo para os alunos;
Garantir os materiais acima mencionados, por aluno.

PLANO DA AULA

1. Explicar a importância da Eletrónica no nosso dia-a-dia;
2. Apresentar os vários componentes a trabalhar durante a aula;
3. Orientar a montagem do primeiro circuito mais simples;
4. Orientar a montagem do segundo circuito, com recurso a um botão de pressão;
5. Orientar a montagem do terceiro circuito, com 2 LEDs, uma resistência e um botão de pressão.

Informação adicional para professores

Resistências

Como é que a resistência limita a energia que chega ao LED e aos restantes componentes? As resistências que utilizamos são de carvão. Elas transformam a energia elétrica fornecida pela pilha em energia térmica, ou seja, em calor. A resistência aquece. Quanto às riscas coloridas que podemos observar no corpo da resistência… basta usar as primeiras três riscas para sabermos o valor da resistência. A última risca, indica a tolerância, as restantes o valor da resistência em Ω (Ohm). A primeira risca é a casa das dezenas, a segunda, a casa das unidades e a terceira, o multiplicador. O código de cores pode ser facilmente encontrado fazendo uma pesquisa na Internet. Por fim, a resistência elétrica pode ser calculada através da Lei de Ohm que sustenta ser a resistência elétrica o quociente entre a diferença de potencial e a corrente elétrica.

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