1. Introdução
Olá! Bem vindos ao Tema Masculinidade Positiva e Tóxica 2. Nesta aula vamos promover uma reflexão crítica sobre os estereótipos de género, com foco na masculinidade positiva e na desconstrução da masculinidade tóxica. Vamos analisar publicações online, realizar debates orientados e criar conteúdos digitais, para que possam desenvolver pensamento crítico, empatia e competências de cidadania digital.
Vamos a isso!

2. Análise de publicações online
O professor vai apresentar-vos excertos de comentários ou memes que reforçam a masculinidade tóxica (ex.: “Ela que fique na cozinha”, “Homem que é homem não deixa a namorada sair à noite”).
Os alunos analisam: Que mensagem transmite? É respeitosa? Que impacto pode ter?


3. Debate orientado “O que é ser homem hoje?”
Em grupos, discutam afirmações como: “Homem não chora.”, “O papel da mulher é cuidar da casa”.
Cada grupo apresenta argumentos contra e propõe alternativas positivas.

4. Criação de conteúdo digital
Novamente em grupos, criem um post, story ou vídeo curto que promova masculinidade positiva. Exemplos: “Ser homem é saber cuidar”, “Rapazes também têm emoções”, “Respeito não tem género”.
Cada grupo apresenta os conteúdos produzidos.

5. Atividade: Ficha de saída
Cada aluno preenche a ficha com reflexões sobre os aspetos da masculinidade como: “Uma ideia que quero partilhar nas redes sociais…” / “Uma frase que resume o que aprendi…”.

6. Conclusão
Para concluirmos esta aula, o professor vai pedir que os alunos partilhem as reflexões escritas nas fichas.