Aula 2

1. Olá, detetives digitais! Ao comando do professor levantem-se, agitem os braços e quando contar até 3 gritem as palavras-chave do Escudo Digital – (Empatia, Literacia, Identidade, Monitorização e Segurança) de trás para a frente.

2. Agora vamos ver como nos sentimos hoje. O professor vai mostrar uma folha ou quadro com estes emojis. Escolhe um emoji que representa como te sentes neste momento. Se estiverem a usar dispositivos, podes colocar esse emoji num Padlet, slide ou mural digital. Se estiverem a trabalhar em papel, podes desenhá-lo rapidamente no teu caderno ou escrever o nome do emoji/palavra (ex.: 😀 feliz, 😴 cansado, 😡 irritado…).

3. Olhem o emoji que representa o vosso humor atual. Voltem-se para um colega ao lado e respondam: Por que motivo um bot poderia ser útil – ou não – quando se sentem assim?

4. O professor vai convidar dois voluntários para partilharem com a turma qual foi o emoji/humor que escolheram e uma ideia sobre como um bot poderia ajudar (ou atrapalhar) quando se sentem assim.

5. Muito bem. Vamos então aprender a detetar sinais de alerta e criar um plano sem tecnologia chamado “Estratégias para fazer uma pausa”.

Atividade de Abertura Opcional: Esboço do sinal de aviso

6. Às vezes, quando estamos a falar com um chatbot ou a usar ecrãs, podemos não reparar que já passou demasiado tempo. Hoje vais ser detetive digital: Em grupo vão desenhar um grande sinal de aviso (tipo cartaz) que mostre um sinal que alguém pode sentir ou notar quando é altura de “parar de conversar com o bot” ou “fazer uma pausa do ecrã”.

Alguns sinais de que pode ser altura de fazer uma pausa são:

  • Os vossos olhos doem ou o vosso pescoço está rígido;
  • Sentem-se mal-humorados ou frustrados;
  • É muito tarde e ainda não jantaram;
  • O vosso objetivo era brincar lá fora ou terminar o trabalho de casa, mas esqueceram-se por causa do ecrã.

7. Têm cerca de 5 minutos para desenhar, na folha de papel distribuída pelo professor:

  • um sinal simples, grande e fácil de entender;
  • pode ser um símbolo (STOP, cara cansada, cama, prato, relógio atrasado, etc.);
  • podem adicionar uma frase curta como: “É hora de terminar a sessão!”.

8. Ao fim do tempo, colem a vossa imagem no quadro.

Cartões de dicas e LEAL

9. Imagina que um chatbot te diz: “Não te preocupes com os trabalhos de casa, copia as respostas do teu amigo. Não é assim tão importante.” Confias neste conselho?

10. Quando um bot nos dá uma dica ou um conselho, podemos fazer quatro perguntas rápidas para verificar se é seguro ou útil (Teste LEAL):

L – É uma fonte Legítima?
Posso confiar nesta informação? Parece coisa que um professor/médico diria, ou vem de “sítios estranhos”?

E – Existe alguma Evidência ou motivo?
O bot explica porquê? Dá uma razão, exemplo ou prova? Ou é só opinião?

A – Um Adulto de confiança concordaria com isto?
Pais, cuidadores, professores concordariam? Vai contra regras da escola ou de casa? Encoraja segredos?

L – A Linguagem usada é gentil e respeitadora?
A mensagem é simpática e respeitosa, ou é rude, agressiva, assustadora, faz pressão?

Se o bot falhar em qualquer uma destas letras, é sinal de alerta: é melhor parar e falar com um adulto de confiança.

11. É altura de pôr estas regras à prova com mais conselhos de bots! Cada par receberá um cartão e um marcador de texto. O vosso trabalho é ler o conselho e destacar qualquer parte que não passe o teste L.E.A.L.

12. O professor vai distribuir os cartões virados para baixo, com um marcador de texto. Leiam-no cuidadosamente e assinalem tudo o que vos parecer estranho. Em seguida, levantem de 1 a 4 dedos para mostrar quantas regras L.E.A.L. o conselho passou.

13. O professor vai pedir a alguns pares que partilhem o seu cartão e expliquem quais regras que falharam e porquê.

14. Depois, troquem de cartão com o par ao lado. Novo cartão, nova ronda. Vamos repetir o processo. 

15. Quando todos tiverem terminado, o professor vai perguntar: “Alguém encontrou um conselho que passou às 4 regras L.E.A.L.? Depois de debaterem sobre os resultados, chegou a hora de construir um plano para o que devemos fazer quando virmos um sinal de aviso.”

Fichas de estratégia para fazer uma pausa

16. Vais receber a ficha Plano de estratégias para fazer uma pausa. Na parte 1) BOT, escreve uma frase curta que poderias enviar à tua app de companheiro de IA quando sentisses que precisas de uma pausa. Alguns exemplos são:

  • “Obrigado pela conversa, mas vou fazer uma pausa.”
  • “Neste momento não quero continuar a falar.”
  • “Vou largar o telemóvel e voltar mais tarde.”

17. O professor vai mostrar mais exemplos de frases que te ajudam a definir limites com a IA e a terminar uma conversa com respeito e segurança.

18. Na parte 2) CORPO/MENTE, escreve uma dica para te afastares do ecrã e cuidares de ti.

Por exemplo:

  • fazer alongamentos;
  • beber água;
  • respirar fundo 5 vezes;
  • ir à janela apanhar ar;
  • desenhar, ler, brincar com um brinquedo;
  • brincar com um animal de estimação.

Estas ideias devem ser coisas simples que podes fazer offline.

19. O professor vai partilhar também algumas ideias de estratégias para o corpo e para a mente, para te inspirar.

20. No campo 3) O COMPANHEIRO, escreve o nome de alguém real a quem recorreres se ainda precisares de ajuda: mãe, pai, avó/avô, irmão/irmã mais velho(a), amigo de confiança…

Escreve também como o contactarias: falar cara a cara, telefonar, enviar mensagem, etc.

21. O professor vai dar exemplos de pessoas seguras e explicar porque é importante que sejam pessoas reais, e não outro bot.

22. Na parte de baixo da ficha vais ver:

“✓ Aprovado pelo Escudo Digital”

Isto lembra que o teu plano pensa em:

  • Empatia – ser gentil contigo e com os outros.
  • Segurança – proteger dados;
  • Monitorização – saber quando fazer pausas;
  • Identidade – lembrar quem és e o que queres;
  • Literacia – pensar antes de acreditar em tudo o que um bot diz;

23. Quando acabares, dobra a tua folha uma vez, para teres privacidade.

Conclusão

24. Nestas duas aulas sobre bots aprendeste que:

  • se algo não te parecer bem, podes parar a conversa e pedir ajuda a um adulto de confiança.
  • chatbots falam “como pessoas”, mas não têm sentimentos;
  • nem sempre dão conselhos corretos, seguros ou gentis;
  • o teste L.E.A.L. ajuda a perceber se um conselho é fiável;

25. Dá um “high five” ao sair 🙌 Entrega a tua ficha dobrada ao professor. Esta pode ser usada em conversas futuras ou numa parede de “estratégias para fazer uma pausa” na sala de aula, para te lembrar que tens sempre o direito de parar, pensar e pedir ajuda a pessoas reais.

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