1. Bem vindos, exploradores digitais! Nesta aula vamos conhecer um tipo especial de ferramenta chamada de aplicações de companheiros de IA. No final, saberemos quando é que isso nos pode ser útil e quando é que precisamos de falar com uma pessoa real.
Vamos a isso?

2. O professor vai perguntar se já ouviram falar de chatbots anteriormente. Se a resposta for sim mostrem 👍; se não tiverem a certeza 🤔; se nunca ouviram falar deles, 👎.
3. Boa! Agora virem-se para alguém que esteja por perto e digam: “Sinto-me… [escolham o emoji que melhor representam como se sentem – feliz, triste, engraçado, tonto, sonolento…].

4. O professor vai convidar três voluntários para responder qual era o seu emoji e porquê.

5. Ronda 1 – Interpretação de personagens:
Vamos fazer um pequeno jogo, em que vamos representar humanos e IA.
Nesta aula, vais ter oportunidade de ser Utilizador e Bot.
6. Primeira parte: O professor vai dividir a turma em pares. Em cada par:
O professor vai dar:

7. Os Bots têm cerca de 5 minutos. A tarefa do Bot é:
Pensa: “Se eu fosse a pessoa que está sozinha no intervalo, o que me ajudaria a sentir-me melhor?”

8. No fim do tempo, o professor vai pedir para pararem de usar os cartões. Cada par escolhe o cartão mais útil que ouviu. Depois, alguns alunos vão lê-lo em voz alta e explicar:

9. Segunda Parte: O professor vai distribuir a cada par 10 cartões mistos Benefícios/Riscos e uma folha dividida em dois. Numa metade escrevam o título Útil e na outra metade escrevam o título Confirmar com um adulto.


10. Agora vamos pensar nos aspetos específicos em que uma aplicação de companheiro pode ser útil ou em que talvez seja importante confirmar com um adulto. O professor vai apresentar alguns exemplos.
11. Baralhem os cartões de Riscos e Benefícios e separem-nos em duas pilhas: Útil e Confirmar com um adulto. Coloquem na folha sob o título correspondente.
12. Para o próximo passo o professor vai distribuir autocolantes verdes e vermelhos a cada par.
13. Cada par de alunos deve passar para a mesa ao lado. Agora vão verificar como os colegas desta mesa ordenaram os cartões útil e confirmar com um adulto. Coloquem um autocolante verde se concordarem com a afirmação ou um autocolante vermelho se não tiverem a certeza ou se discordarem.
14. Após a realização da tarefa, podem regressar às suas mesas.

15. Ronda 2 – Trocar e criar: É altura de trocar. Os alunos que foram Utilizador na ronda anterior, agora são Bot e vice-versa. Passem a pilha de cartões com as declarações de apoio ao novo Bot.
16. O professor vai apresentar um novo cenário aos alunos Utilizadores. Os Bots vão responder com uma das frases impressas OU verão se conseguem inventar uma nova frase por eles mesmos.
17. O professor vai fornecer uma folha de papel em branco a cada par. Os Bots têm um minuto para escrever uma nova linha de apoio neste papel. Há uma regra: Tem de ser amável.
18. Em pares, é agora a vez da dramatização. Os Utilizadores devem partilhar as suas preocupações enquanto os Bots respondem utilizando qualquer uma das afirmações impressas e as novas afirmações.
19. Ao fim do tempo dado pelo professor, parem de usar os cartões e as fichas. Os Bots precisam segurar na frase que inventaram. O professor vai convidar três voluntários para ler em voz alta.
20. O professor vos dará tempo para fazer um debate

21. Conclusão: O professor vai propor uma reflexão sobre quando falariam sobre algo com um chatbot ou com um adulto.
22. Agora cada aluno receberá uma ficha de saída. Escrevam uma frase clara para cada linha. Usem as ideias das atividades desta aula.

23. Muito bem. Quando saírem, deixem a ficha preenchida na secretária do professor. Parabéns por terem sido cidadãos digitais atenciosos. Até a próxima aula.